Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/222
Title: | Promoção da saúde nos adolescentes portugueses : orientações técnicas e políticas para uma intervenção : exercício Delphi |
Other Titles: | Health promotion in the portuguese adolescents : technical and political guidelines to an intervention – a delphi exercise |
Author: | Matos, Margarida Gaspar de, 1956- Santos, Teresa Cristina da Cruz Fatela dos, 1977- Gaspar, Tânia, 1977- |
Keywords: | Promoção da saúde - Portugal Hábitos de saúde na adolescência - Portugal |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | Matos, Margarida Gaspar de ; Santos, Teresa Cristina da Cruz Fatela dos ; Gaspar, Tânia (2012) - Promoção da saúde nos adolescentes portugueses : orientações técnicas e políticas para uma intervenção : exercício Delphi. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:1 (Janeiro-Junho 2012) 137-155. |
Abstract: | O presente artigo procurou identificar as ideias e situações mais relevantes e menos relevantes na área da promoção e educação para a saúde, entre especialistas de renome nacional, através de uma metodologia participativa geradora de consenso (onde variados especialistas participam e visam alcançar um consenso entre as suas ideias sobre o tema em questão). O estudo foi elaborado tendo em conta uma combinação da técnica de grupos nominais com o método Delphi. Inicialmente, os especialistas desenvolveram um conjunto de questões usando a técnica dos grupos nominais, conjunto este que depois foi avaliado, usando trabalho de grupos com acordo entre os pares, procurando a sua redução para metade. Definiu-se um quadro de suporte para a criação de questões avaliativas, critérios de selecção e indicadores para o tema em discussão. Numa primeira fase foram revistas as 100 questões pela equipa de investigação e proposta a sua classificação numa escala tipo Likert (1 a 5), seguida de uma proposta do seu agrupamento por categorias. Posteriormente, estas questões seleccionadas previamente para classificação e agrupamento foram submetidas a um grupo de especialistas de renome nacional, através do método Delphi. As principais conclusões gerais de consenso obtidas foram agrupadas em questões pessoais, relativas à família, relativas à escola e relativas à sociedade em geral em dois grupos: questões importantes e questões irrelevantes. São discutidas as principais repercussões para as políticas de educação para a saúde. |
Description: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 1 (Janeiro-Junho 2012). - p. 137-155. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/222 https://doi.org/10.34628/58k0-ct71 |
ISSN: | 1647-4120 |
Document Type: | Article |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 03, n. 1 (Janeiro-Junho 2012) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rpca_v3n1_6_artigo.pdf | Texto integral | 229,34 kB | Adobe PDF | View/Open |
rpca_v3n1_6_declaracao.pdf Restricted Access | Declaração | 983,45 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.