Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/2104
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Alexandre Soares-
dc.contributor.authorNeves, Maria Adelaide Barbosa Dias Castro-
dc.date.accessioned2016-04-01T12:38:20Z-
dc.date.available2016-04-01T12:38:20Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2104-
dc.descriptionExame público realizado em 20 de Dezembro de 2011.por
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.por
dc.description.abstractA eficácia dos sistemas educativos tem vindo a assumir uma importância crescente nas sociedades desenvolvidas. Nos últimos anos têm crescido as evidências de que o desenvolvimento de esforços de melhoria tendem a ter um impacto significativo na eficácia educativa e na potenciação de trajectórias académicas adaptativas. Os professores têm um papel decisivo no desenvolvimento dos esforços de melhorias e são os agentes individuais cuja acção tem o potencial de ter um impacto mais decisivo na eficácia dos esforços de melhoria desenvolvidos pelas escolas. Consequentemente, as suas percepçôes acerca dos esforços de melhoria são um indicador importante para a monitorização e avaliação dos esforços de melhoria. Uma questão central à avaliação das percepções dos professores é a existência de instrumentos com características psicométricas adequadas. O objectivo deste estudo foi adaptar e avaliar as características psicométricas da versão portuguesa do School Improvement Teacher Survey (Leitwood e col., 2006), o Inventário da Percepção dos Professores acerca da Melhoria da Escola (IPPME). Participaram neste estudo 472 professores de agrupamentos de escolas de três municípios do Norte do país. Foram encontrados 3 factores na versão portuguesa do School Improvement Teacher Survey, à semelhança do que aconteceu com a versão original. Ao nível da fidelidade, todas as escalas apresentam valores de alpha de Cronhach acima do .82 (entre .820 e .954) valores consistentes com os da versão original. Os resultados deste estudo sugerem que o IPPME é um instrumento com características psicométricas adequadas para a avaliação das percepções dos professores acerca dos esforços de melhoria.por
dc.description.abstractAbstract: The effectiveness of education systems has become increasingly irnportant in developed societies. In recent years evidence suggests that the development of improvement efforts tend to have a significant impact on educational effectiveness and enhanced adaptive academic trajectories. Teachers have a crucial role in the development of irnprovement efforts as individual agents their actions have the potential to have a more decisive impact on the effectiveness of improvement efforts undertaken hy schools. Consequently, their perceptions about the improvement efforts are an important indicator for monitoring and evaluation of improvement efforts. A central issue in the evaluation of teachers perceptions is the existence of instruments with appropriate psychometric characteristics. The aim of this study was to adapt and evaluate the psychometric characteristics of the Portuguese version of the School lmprovement Teacher Survey. The study had the participation of 472 teachers, from three municipalities of the North of Portugal. In the Portuguese version of the School Improvement Teacher Survey three factors were found, similar to what happened with Lhe original version. At the level of fidelity, all scales have Cronhach's alpha values above .82 (hetween .820 and .954), values consistent with the original version. The results of this study suggest that IPPME is an instrument with adequate psychometric characteristics for the evaiuation of teachers’ perceptions about the improvement efforts.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia da Educaçãopor
dc.subjectTeste psicológicopor
dc.subjectInventário da Percepção dos Professores acerca de Melhoria da Escolapor
dc.subjectPsicologiapor
dc.titleCaracterísticas psicométricas do inventário da percepção dos professores acerca de melhoria da escolapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao de mestrado.pdfDissertação de mestrado4,03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.