Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2086
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Joana Serra de | - |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Santos, Natália Sofia Ribeiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T15:35:14Z | - |
dc.date.available | 2016-03-17T15:35:14Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2086 | - |
dc.description | Exame público realizado em 29 de Novembro de 2011. | por |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação. | por |
dc.description.abstract | O desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança a nível físico, do comportamento, cognitivo e emocional ao longo da vida. Em cada fase surgem características específicas. As linhas orientadoras de desenvolvimento aplicam- se a grande parte das crianças em cada fase de desenvolvimento. No entanto, é importante ter consciência que cada criança é um indivíduo e pode atingir estas fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade, O aluno deve ser visto como um ser em permanente desenvolvimento. Educar é instruir, é promover a educação, é transmitir conhecimentos, é dar as condições para que o aluno modifique o seu comportamento através do desenvolvimento das suas capacidades físicas, intelectuais e morais (Moreira, 2008). A escola e a família compartilham funções sociais, políticas e educacionais, na medida em que contribuem e influenciam a formação dos alunos (Rego, 2003, citado por, Dessen & Polonia, 2007). Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento psicológico, de acordo com as expectativas de cada ambiente (Ibidem). A escola cada vez tem uma maior importância na vida dos seus alunos. Em casa, muitos deles, não têm o apoio que deviam ter, passando por situações complexas que se refletem depois nos seus comportamentos e atitudes nas salas de aula. A educação passa assim por muito mais do que ensinar os conteúdos disciplinares (Lourenço, 2009). Apoiada nestes aspetos o presente relatório foi intitulado de “A escola é cor: uma via para o sucesso educativo” procurando aproximar-se o mais possível da realidade vivida em contexto de estágio. Este estágio curricular é referente ao 2° ano de Mestrado em Psicologia da Educação, e permitiu o contacto com as mais variadas problemáticas que foram surgindo naquela realidade escolar. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | por |
dc.subject | Psicologia da Educação | por |
dc.subject | Orientação vocacional | por |
dc.subject | Estimulação cognitiva | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.title | "A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Porto | por |
dc.date.embargo | 2020-03-12 | - |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Relatórios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio de estagio.pdf Restricted Access | 1,89 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.