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dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Alexandre Soares-
dc.contributor.authorSousa, Ana Margarida Matos Abreu e-
dc.date.accessioned2016-03-02T10:27:20Z-
dc.date.available2016-03-02T10:27:20Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1994-
dc.descriptionExame público realizado em 15 Julho 2014.-
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.-
dc.description.abstractA resistência à mudança e a reactividade psicológica são constructos com grande relevância para várias áreas, tais como Psicologia Clínica, Psicologia Social e Neurobiologia. Porém, a compreensão da resistência psicológica e da reactividade em adolescentes precisa ainda de desenvolvimentos, pelo que a existência de instrumentos com características psicométricas adequadas é fundamental. O objectivo deste estudo foi avaliar as propriedades psicométricas das versões portuguesas para adolescentes da Escala de Resistência Psicológica (Hong & Faedda, 1996) e da Escala de Resistência Terapêutica (Dowd, Milne & Wise, 1991). Participaram no estudo da Escala de Resistência Psicológica 1786 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, com média de idades de 16 anos. Participaram no estudo da Escala de Resistência Terapêutica 213 adolescentes com média de idades de 15 anos. Os resultados deste estudo demonstram que os modelos da estrutura factorial da versão original de cada escala se ajustam satisfatoriamente aos dados. Para além disso, ambas as escalas apresentam boa consistência interna. Finalmente, as características encontradas na população portuguesa de adolescentes são semelhantes aos de outros estudos com amostras em adultos. Estes resultados sugerem que a versão portuguesa para a Escala de Resistência Psicológica (Hong & Faedda, 1996) e da Escala de Resistência Terapêutica (Dowd, Milne & Wise, 1991) tem características psicométricas adequadas para a população portuguesa.por
dc.description.abstractAbstract: The resistance to change and psychological resistance are constructs with relevance for many areas, such as Clinic Psychology, Social Psychology and Neurobiology. However, the comprehension of resistance psychological and reactivity in adolescents still needs to develop, so the existence of instruments with adequate psychometric characteristics is essential. The aim of this study was to evaluate the psychometric properties of the portuguese versions for adolescents of the Psychological Reactance Scale (Hong & Faedda, 1996) and the Therapeutic Reactance Scale (Dowd, Milne & Wise, 1991). 1786 adolescents participated in the study of the Psychological Reactance Scale, aged between 12 and 18, with an average age of 16. 213 adolescents participated in the study of Therapeutic Reactance Scale with an average age of 15.The results of this study show that the models of factorial structure original version of each scale fit in the data. In addition, both scales show good internal consistency. Finally, the characteristics found in the Portuguese population of adolescents are similar to other studies with samples in adults. These results suggest that the portuguese version of the Psychological Reactance Scale (Hong & Faedda, 1996) and of the Therapeutic Reactance Scale (Dowd, Milne & Wise, 1991) have adequate psychometric characteristics to the Portuguese population.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectAvaliação psicológicapor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectAvaliação da personalidadepor
dc.subjectAvaliação de comportamentopor
dc.subjectTeste psicológicopor
dc.subjectEscala de Resistência Psicológica de Hongpor
dc.subjectEscala de Resistência Terapêutica de Dowdpor
dc.titleCaracterísticas psicométricas da versão portuguesa da Escala de Resistência Psicológica (Hong & Faedda, 1996) e da Escala de Resistência Terapêutica (Dowd, Milne & Wise, 1991) em adolescentespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201231867-
dc.date.embargo2020-01-17-
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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