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dc.contributor.advisorAmaral, Jorge Manuel Ferreira de Albuquerque-
dc.contributor.authorCosta, Laurentino Freitas da-
dc.date.accessioned2016-02-01T13:04:38Z-
dc.date.available2016-02-01T13:04:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1861-
dc.descriptionExame público realizado em 03 de Março de 2015.-
dc.descriptionDissertação de Mestrado integrado em Arquitetura, Universidade Lusíada, Porto, 2015-
dc.description.abstractO uso de elementos em estuque tem um longo passado, sendo contudo, com o Barroco, que este se intensifica. A presente dissertação procura valorizar a arte do estuque ao contribuir para a sua reflexão teórica, ainda muito escassa neste domínio, bem como analisar o modo como este deve ser recuperado e conservado no interior das construções do passado. Para tal, procedeu-se a uma conceptualização da arte do estuque, ao seu enquadramento na problemática da preservação do património arquitetónico, assim como à análise das técnicas da sua realização e da sua recuperação. Centrámo-nos na cidade do Porto e nas suas particularidades. Para uma maior compreensão da problemática da preservação do estuque, foram descritas duas intervenções de recuperação em habitações privadas, situadas naquela cidade, que tivemos a oportunidade de acompanhar. Concluiu-se que tem havido esforços na preservação do estuque de edifícios públicos e na divulgação desta arte. Reconhece-se a sua importância cultural e o seu valor arquitetónico. Contudo, na maioria das construções privadas, a sua recuperação não tem vindo a ser realizada, levando à destruição de muito património escondido, optando-se, frequentemente, pela sua substituição e por materiais mais económicos e de rápida aplicação. Finalmente, apontamos a necessidade de qualificação dos técnicos chamados a intervir neste sector, assim como de estudos de caráter teórico e técnico.por
dc.description.abstractAbstract: The use of plaster elements has a long history, and yet, with the Baroque, its use is intensified. This dissertation seeks to enhance the art of plaster by making a contribution to the theoretical reflection, still very scarce in this area, as well as examine how this should be preserved and restored or reinterpreted within the buildings of the past. According to this purpose, we proceeded to the conceptualization of the art of plaster and we studied the problematic issue of architectural heritage preservation. We also proceeded to the analysis of its technical conception and recovery. We focused on the city of Oporto and its peculiarities. For a better understanding of the problem of plaster preservation, two recovery interventions in private homes located in the city were described and we had the opportunity to follow them. It was concluded that efforts have been made to preserve the plaster in public buildings as well as the dissemination of this art. We recognize the cultural importance and its architectural value. However, in most of the private buildings, its recovery hasn’t been performed, leading to the destruction of much hidden assets, since the decision of its substitution by cheaper materials of rapid implementation has been a frequent option. Finally, we point out the need to qualify technicians called to intervene in this sector, as well as the need for theoretical and technical studies.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitecturapor
dc.subjectMateriais de construçãopor
dc.subjectEstuquepor
dc.subjectPatrimónio arquitectónicopor
dc.subjectPreservaçãopor
dc.titlePatrimónio escondido : preservação dos estuques do Portopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201083744-
dc.date.embargo2019-12-15-
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

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