Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1732
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPassarinho, Isabel-
dc.date.accessioned2015-11-04T16:41:16Z-
dc.date.available2015-11-04T16:41:16Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn0874-1611-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1732-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/fdqw-vj28-
dc.descriptionIntervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 42-45 (2.º semestre 2013 - 1.º semestre 2015). - p. 191-205por
dc.description.abstractO presente trabalho faz parte de um projeto ainda em movimento que procura refletir-se e promover o debate sobre o trabalho social com famílias a propósito da inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais. A inspiração de Paulo Freire para a "prática de pensar a prática" alia-se ao valor heurístico e epistemológico da narração como atividade de democratização discursiva (Cunha: 2011:82). Contar a história deste projeto é simultaneamente um demorado e complexo processo de decisões, um pretexto de reflexão e um movimento de tensões positivas entre pessoas, significados e palavras, que tem géneses e histórias também diferentes. A opção foi por situar alguns entendimentos que têm sido âncora do projeto (mas que nem sempre são ditos, negociados e partilhados), partilhar breves narrativas do agido, do pensado e do sentido e equacionar ligações entre este campo de intervenção e algumas questões profissionais do Serviço Social. A ideia de Gardou (2003:62) de que o que é «bom» para os alunos em situação de deficiência o é também para todos os outros vem modificar o foco de intervenção e convida-nos (a nós técnicos em geral e a nós, assistentes sociais, em particular) a refletir sobre os modelos de intervenção e os processos de integração e de inclusão, como vias bastante diferentes. Sabendo que esta será sempre uma narrativa entre muitas outras possíveis, privilegiamos os conceitos de «inclusão», de «aprendizagem» e de «empowerment» para refletir e partilhar um percurso coletivo empenhado na construção local de uma melhor inclusão.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusão na educaçãopor
dc.titleEm rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEEpor
dc.typearticlepor
Appears in Collections:[ULL-ISSSL] IS, n. 42-45 (2015)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IS_42-45_11.pdf329,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.