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http://hdl.handle.net/11067/1668
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Moreira, Paulo Alexandre Soares | por |
dc.contributor.author | Santos, Maria Alberta Sousa Monteiro | por |
dc.date.accessioned | 2015-10-21T15:01:22Z | - |
dc.date.available | 2015-10-21T15:01:22Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/1668 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial. | por |
dc.description | Exame público realizado em 27 de Junho de 2012. | por |
dc.description.abstract | Ser portador de uma condição que precisa de Necessidades Educativas Especiais, é um fator de risco para múltiplos indicadores de adaptação psicossocial, incluindo para o Bem- estar Subjetivo. A escola tem uma responsabilidade acrescida, principalmente com alunos com NEE, na promoção de recursos internos e externos que favoreçam uma adaptação mais positiva no meio, por parte destes indivíduos. Apesar disso, a compreensão do Bem- Estar Subjetivo em alunos com diferentes NEE, constitui-se ainda como um desafio. O objetivo deste estudo foi avaliar o Bem-Estar Subjetivo, numa perspetiva compósito, em alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Participaram no mesmo 574 alunos: 308 sem NEE e 266 com NEE (109 com défice cognitivo, 13 com hiperatividade, 33 com défice visual, 63 com défice auditivo e 16 com Neurornusculoesqueléticas). Os alunos com NEE apresentaram níveis mais baixos de Bem- Estar Subjetivo, incluindo menores índices de Bem- Estar Subjetivo total, de satisfação com a vida, qualidade de vida, tonalidade emocional positiva e total, mas índices mais elevados na tonalidade emocional negativa, perceção de suporte social positivo e perceção de suporte social total. No que respeita à diferença entre condições, os alunos com défice cognitivo apresentam os índices mais baixos de BES total e de tonalidade emocional positiva; os alunos com hiperatividade registam os níveis mais baixos ao nível da qualidade de vida; os alunos com défice visual são os que apresentam níveis mais elevados de satisfação com a vida, qualidade de vida, mas estão menos satisfeitos com o suporte social e experienciam uma tonalidade emocional mais negativa. Os alunos com défice auditivo são os que apresentam simultaneamente níveis mais elevados de emocionalidade positiva e negativa. Os alunos com a condição neuromusculoesquelética têm níveis mais elevados de bem- estar total, mas são os que estão menos satisfeitos com o suporte social. Estes resultados têm implicações importantes para o desenvolvimento de políticas educativas e de intervenções escolares de promoção de bem-estar subjectivo de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | por |
dc.subject | Teste Psicológico: Escala de tonalidade emocional (ETE) | por |
dc.subject | Teste Psicológico: Escala breve de satisfação com a vida (EBVS) | por |
dc.subject | Teste Psicológico: Escala de satisfação com o suporte social (ESSS) | por |
dc.subject | Teste Psicológico: Escala breve de saúde mental (KIDSCREEN 10) | por |
dc.title | Bem-estar subjectivo em alunos com necessidades educativas especiais | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Porto | por |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Dissertações |
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