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dc.contributor.authorCaetano, André Filipe Pedro, 1988--
dc.date.accessioned2015-09-11T14:33:58Z-
dc.date.available2015-09-11T14:33:58Z-
dc.date.issued2015-09-11-
dc.identifier.issn1647-9009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1615-
dc.descriptionRevista arquitectura Lusíada. - ISSN 1647-9009. - N. 5 (1.º semestre 2014). - p. 117-132por
dc.description.abstractToda a ruína havia sido atacada pela erosão com um nível de gravidade apenas visível em edifícios verdadeiramente antigos, com perda de materiais e secções inteiras. Era um espaço repleto de diferentes camadas, as esculturas e as superfícies tinham sido postas a nu, assim como as paredes, as abóbadas ou os tectos danificados e colunas de gesso lascadas. Todas estas cicatrizes e estragos terem acontecido a uma estrutura histórica acrescenta ainda mais fascínio à ruína. Para David Chipperfield esta já tinha estabelecido a sua própria autenticidade. Na sua intervenção o arquitecto pretendia a preservação do edifício evidenciando a ruína e simultaneamente, recorrer à linguagem de uma nova arquitectura que deveria fazer a ponte entre o novo e o velho sem se impor revelando assim uma forte preocupação em procurar princípios, mais que soluções. O projecto explica-se facilmente com o conceito romântico de Fragmento e Totalidade. A ruína está cheia de fragmentos, estes são maravilhosos e possuem vida. A intenção principal era colocá-los novamente em ordem sem os desvalorizar, copiar ou confundir no seu significado. Era fundamental esclarecer a sua posição em relação ao todo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEdifícios industriais - Conservação e restauropor
dc.subjectEdifícios industriais - Reforma para outro usopor
dc.titleNeues Museum Berlim : memória e matériapor
dc.typearticlepor
Appears in Collections:[ULL-FAA] RAL, n. 5 (1.º semestre 2014)

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