Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1606
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDias, Mário Caldeira, 1951-por
dc.contributor.authorPereira, Carlos Sérgio da Costa, 1973-por
dc.date.accessioned2015-09-10T13:54:30Z-
dc.date.available2015-09-10T13:54:30Z-
dc.date.issued2015-09-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1606-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 9 de Setembro de 2015por
dc.description.abstractA indústria portuguesa do calçado tem sido considerada consecutivamente, por diversas entidades e dirigentes do nosso país, como um exemplo e uma referência na economia nacional, sendo uma das maiores indústrias exportadoras e das que mais contribui positivamente para a balança comercial portuguesa. Esta investigação tem como objectivo perceber se a indústria portuguesa de calçado pode ser considerada um caso de sucesso e se pode ser um bom exemplo a seguir na recuperação de outros sectores da economia nacional. A metodologia neste estudo de caso tem como base a investigação qualitativa e descritiva, assente na recolha e selecção de literatura teórica e empírica sobre a temática em estudo e na realização de entrevistas a personalidades reconhecidas, que estão directamente ou indirectamente relacionadas com a indústria do calçado. No desenvolvimento desta investigação, aprofunda-se o estudo sobre a indústria do calçado, alargando o âmbito de análise, olhando para indústria do calçado como um todo, de modo a compreender-se o enquadramento geral do sector, os seus planos estratégicos, analisando a sua evolução e a importância do sector na economia nacional e no mundo do calçado. A globalização, a deslocalização das grandes unidades industriais e a crise financeira internacional trouxeram grandes transformações à indústria do calçado nas últimas décadas, tendo esta indústria que se reinventar, definindo e implementando novas estratégias e modelos de negócio baseados em novos factores de competitividade. Os resultados deste estudo demonstram que o sucesso desta indústria pode ser replicado noutros sectores, através da implementação de estratégias assentes na inovação e internacionalização.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIndústria do calçado - Portugalpor
dc.subjectPlaneamento estratégicopor
dc.titleO sucesso da indústria portuguesa do calçado – case studypor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201115794por
Appears in Collections:[ULL-FCEE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
me_carlos_pereira_dissertacao.pdfDissertação1,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.