Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1583
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRocha, Luzia Aurora Valeiro de Sousa, 1978-por
dc.contributor.authorMota, Ricardo Paiva Rodrigues Bártolo, 1980-por
dc.date.accessioned2015-07-23T12:39:05Z-
dc.date.available2015-07-23T12:39:05Z-
dc.date.issued2015-07-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1583-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 17 de Julho de 2015por
dc.description.abstractA presente dissertação tem como questão central a elaboração de um documento pedagógico baseada em factores que contribuirão para uma performance fundamentada evitando, assim, a aprendizagem puramente empírica da obra. Será uma contextualização da produção do concerto focando factores pedagógicos, históricos, organológicos, técnicos e de práticas de composição. Traçarei um breve perfil biográfico do compositor, com especial atenção para o período de composição do concerto evocando os factores que eventualmente terão influenciado a escrita. Uma parte importante e original da dissertação é a compreensão do impacto da obra na estreia absoluta e na estreia em Portugal. A opinião de três grandes pedagogos do violoncelo contribuirá para uma visão mais ampla da obra, que será analisada num dos capítulos. Foram reunidas as informações mais relevantes destas entrevistas usando-as, de forma prática e pedagógica na preparação da obra. Finalmente, apresentarei algumas propostas para a performance do Concerto por forma a “desconstruir” excertos, passagens, andamentos, para que o aluno possa posteriormente “construir” a sua interpretação global desta obra.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVioloncelo - Instrução e estudopor
dc.subjectVioloncelo - Métodospor
dc.subjectVioloncelo - Estudos e exercíciospor
dc.subjectDvorák, Antonín, 1841-1904 - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleConcerto para violoncelo e orquestra em Si menor, Op. 104, de Antonín Dvorák : a obra enquanto objecto para a elaboração de um documento pedagógicopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201558068por
Appears in Collections:[ULL-FCHS] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mem_ricardo_mota_dissertacao.pdfDissertação5,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.