Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1510
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBraizinha, Joaquim, 1944-por
dc.contributor.advisorJusto, José Manuel Mata, 1955-por
dc.contributor.advisorMota, Paula Maria Sarmento Teixeira da, 1965-por
dc.contributor.authorTeves, Juliana Simões, 1986-por
dc.date.accessioned2015-04-13T13:48:51Z-
dc.date.available2015-04-13T13:48:51Z-
dc.date.issued2015-04-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1510-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 9 de Abril de 2015por
dc.description.abstractEste Relatório é o resultado da Prática de Ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária Antero de Quental de Ponta Delgada, nos Açores, em três turmas do 7º ano e cinco turmas do 9º ano na disciplina de Educação Visual do 3º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 12º ano na disciplina de Oficina de Artes do Ensino Secundário e numa turma na disciplina de Organização de Eventos Nacionais e Internacionais do curso Técnico Administrativo nível IV do Programa Formativo de Inserção de Jovens, entre setembro de 2013 e julho de 2014. A PES foi efetuada no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Lusíada de Lisboa. Este estudo tem como objetivo perceber a importância que a redução, reutilização e reciclagem de materiais têm no ensino das Artes Visuais. Utilizando como metodologia a investigação-ação, procuramos compreender que vantagens e desvantagens estes três Rs poderão trazer no que diz respeito à criatividade dos alunos, à formação desses alunos como pessoas e às despesas da Educação Escolar. Será dado um maior enfoque ao uso do papel por este ser um material quotidiano, reutilizável, reciclável e com o qual se consegue obter resultados muito diversificados. O estudo terá como base movimentos artísticos, percursos artísticos e 15 exercícios práticos propostos em aula, que se enquadram com a problemática em análise. Pretendemos com este estudo contribuir para um enriquecimento das práticas letivas no ensino das Artes Visuais, tornando evidente o facto de a Arte ser um poderoso instrumento na educação de todos nós e que deve ser o meio para um ensino mais consciente e de maior sucesso.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArte - Ensino e estudopor
dc.subjectEducação visualpor
dc.subjectTrabalhos em papelpor
dc.subjectEscola Secundária Antero de Quental (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.titleReduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais : a potencialidade do papelpor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201133172por
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meav_juliana_teves_dissertacao.pdfDissertação13,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.