Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1478
Title: Abordagem comparativa ao ensino do trompete na música clássica e no jazz : um estudo de caso
Author: Charrinho, Sérgio Faria Franco, 1978-
Advisor: Pinheiro, Ricardo Nuno Futre, 1977-
Moreira, Pedro Filipe Russo, 1981-
Keywords: Trompete - Instrução e estudo
Trompete - Métodos
Trompete - Métodos (Jazz)
Trompete - Estudos e exercícios
Trompete - Estudos e exercícios (Jazz)
Issue Date: 17-Mar-2015
Abstract: O trompete é um instrumento com uma história de vários séculos. Teve várias funções e passou por diversas alterações até chegar à forma que possui hoje. A sua versatilidade fez com que fosse adotado em vários estilos músicas, destacando-se naturalmente o jazz e a música clássica. Esta dissertação centra-se numa abordagem comparativa entre estas duas áreas, em especial ao nível do ensino, referindo os vários aspetos da aprendizagem do instrumento e enumerando as principais dificuldades. São observadas três escolas de ensino de trompete em Portugal, duas na vertente clássica, o Conservatório de Música da Metropolitana e a Escola Profissional Metropolitana, e uma na vertente jazz, a Escola de Jazz Luiz Villas-Boas. Por fim, são apresentadas quatro propostas de colaboração entre estas três escolas, por forma a otimizar o ensino do instrumento, tendo em conta os novos desafios que se colocam no futuro da música em Portugal.
Description: Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
Exame público realizado em 13 de Março de 2015
URI: http://hdl.handle.net/11067/1478
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-FCHS] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mem_sergio_charrinho_dissertacao.pdfDissertação16,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.