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dc.contributor.advisorOliveira, Joana Serra de-
dc.contributor.authorBandarra, António José Esteves-
dc.date.accessioned2014-12-01T14:51:17Z-
dc.date.available2014-12-01T14:51:17Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1270-
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial.por
dc.descriptionExame público realizado em 29 de Maio de 2013.-
dc.description.abstractA Educação Sexual nas escolas é uma necessidade e um direito das crianças, jovens e das famílias, previsto na legislação portuguesa desde 1984. Assim, a informação de qualidade e educação em sexualidade é um direito para todos e um aspeto de grande importância na promoção de saúde sexual e reprodutiva. A educação sexual é um aspeto fundamental para o desenvolvimento pessoal e social do ser humano o que justifica o estudo, junto dos jovens adolescentes surdos, do nível de conhecimento, atitude e comportamento que têm neste domínio de forma a melhor fundamentar possíveis intervenções. Existem cerca de 33 mil surdos em Portugal. Estes são falantes de Língua Gestual Portuguesa e partilham diariamente a sua identidade cultural. A maioria desconhece o acesso a serviços de educação em saúde sexual, o que os torna bastante vulneráveis à ocorrência de Infeções Sexualmente Transmissíveis. O principal meio de comunicação para os jovens adolescentes surdos é a Língua Gestual. Contudo, a acessibilidade à informação é limitada por barreiras de comunicação escrita ou falada. O presente estudo tem como objetivo analisar de que forma os jovens adolescentes surdos, à saída do ensino secundário adquiriram conhecimentos em matéria de sexualidade, que constituam bons indicadores de virem a ter comportamentos saudáveis em relação às lnfeções sexualmente transmissíveis. Os resultados sugerem que apesar de os alunos surdos possuírem conhecimentos sobre as lSTs, de algum modo, continuam vulneráveis. Salienta-se a pertinência de ajustar a educação sexual nas escolas a este tipo de público, dado que parecem ainda não existir fontes de informação e de educação em sexualidade realmente eficazes e capazes de responder às necessidades destes jovens. Espera-se que este estudo possa constituir um bom instrumento de referência para os professores utilizarem na orientação da sua prática pedagógica, alertando-os para a importância de conhecerem as conceções prévias destes alunos e os possíveis obstáculos às suas aprendizagens, de forma a obter um ensino mais motivador e eficaz face às ISTs.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiais - Deficiência Auditiva - Adolescentespor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiais - Educação Sexual - Adolescentespor
dc.subjectPsicologia comportamentalpor
dc.titleNo xadrez das sexualidades : conhecimentos, atitudes e comportamentos de jovens adolescentes surdos face às ISTSpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201175096-
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