Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/112
Title: Avaliação formativa e exames nacionais
Other Titles: L'évolution formative et tests nationaux
Formative assessment and national examinations
Author: Lagarto, Marina
Keywords: Psicologia da aprendizagem
Aprendizagem activa - Estudo de casos - Portugal
Issue Date: 2011
Citation: Lagarto, Marina (2011) - Avaliação formativa e exames nacionais. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. 3 (2011) 39-65.
Abstract: Este artigo pretende explorar a relação entre o tempo dispendido em tarefas de aprendizagem sobre evidência histórica, avaliadas formativamente, e a forma como estas práticas se reflectiram nos resultados do exame nacional de História A do 12.º ano. Baseia-se numa investigação qualitativa realizada numa turma dos subúrbios de Lisboa em 2007/2008. Observaram-se os alunos a responder a tarefas de aprendizagem centradas no trabalho de fontes com perspectivas semelhantes ou divergentes e recolheram-se os trabalhos e provas de exame de seis alunos. Estes foram entrevistados para se compreender como as práticas pedagógicas e avaliativas contribuíram para alterar as suas rotinas de aprendizagem e para influenciar o seu desempenho no exame nacional. Sendo a investigadora observadora participante activa, convidou três professoras para produzirem outros olhares sobre o ambiente de aprendizagem. Esta investigação mostrou que o tempo dispendido em actividade intelectual (reforçado pela emissão de feedback constante e pela autoavaliação) permitiu aos alunos, até aos mais fracos, melhorar os seus resultados, pois aprenderam a elaborar discursos próprios, mobilizando argumentos correctos para justificar as suas análises, distanciando- se da lógica da resposta-padrão. No entanto, apesar de terem mantido o seu padrão de desempenho no exame nacional, algumas das suas respostas não foram validadas pelos professores correctores devido ao carácter restritivo dos critérios de correcção oficiais. Parece ser necessário que os decisores de política educativa (re)pensem a forma de avaliar as competências do pensamento histórico exigidas no programa. Espera-se ainda, através desta análise da actividade "inside the black box", contribuir para fomentar mudanças pedagógicas e avaliativas.(Marina Lagarto)
Description: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - N. 3 (2011). - p. 39-65.
URI: http://hdl.handle.net/11067/112
https://doi.org/10.34628/afny-4240
ISSN: 1647-4120
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, n. 03 (2011)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_n3_artigo_3.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.