Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/1051
Title: | Problemas e desafios da investigação em serviço social |
Author: | Granja, Berta Pereira Queiroz, Maria Cidália |
Keywords: | Serviço social - Investigação |
Issue Date: | 2011 |
Abstract: | Conhecer em serviço social significa compreender os problemas sociais como fenómenos sociais totais que têm origem no funcionamento das estruturas e relações sociais, sem negar a particularidade dos processos individuais e agir com a missão de prevenir e reparar os disfuncionamentos estruturais que impedem os mais desfavorecidos de acederem aos recursos indispensáveis para se construírem como cidadãos de parte inteira. O saber em Serviço social exige sínteses teóricas construídas com a mobilização de conhecimentos disciplinares da psicologia, sociologia, antropologia e economia entre outros. Assumimos como objecto do serviço social, a mudança dos sistemas de oportunidades" a promoção de dinâmicas de relacionamento social e a superação do pronunciado défice de participação cívica. A constituição do Serviço Social como disciplina científica produtora autónoma de conhecimentos sobre a transformação da realidade social exige investimento numa epistemologia da prática como fonte impulsionadora da investigação que resulte de uma actividade reflexiva que envolva profissionais, investigadores e populações numa articulação fecunda entre os saberes teóricos e a prática, onde a teoria orienta e guia a prática e esta por sua vez alimenta a teoria. |
Description: | Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 38 (2.º semestre 2011). - p. 233-251. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/1051 https://doi.org/10.34628/6sen-w946 |
ISSN: | 0874-1611 |
Document Type: | Article |
Appears in Collections: | [ULL-ISSSL] IS, n. 38 (2011) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IS_n38_12.pdf | 222,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.