Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/824
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964- | por |
dc.contributor.advisor | Lima, Carla Maria Sim Sim Martins, 1973- | por |
dc.contributor.author | Gonçalves, Maria Joana da Veiga Teixeira Telo, 1984- | por |
dc.date.accessioned | 2014-03-14T13:31:33Z | - |
dc.date.available | 2014-03-14T13:31:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/824 | - |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 | por |
dc.description | Exame público realizado em 7 de Março de 2014 | por |
dc.description.abstract | O presente relatório tem como objetivo descrever o estágio que decorreu entre outubro de 2012 e junho de 2013 no âmbito do mestrado em Musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa nos dois lares de acolhimento à infância e juventude da Fundação “O Século” que acolhe crianças e jovens em perigo. A pesquisa teórica e empírica efetuada permitiu apurar a necessidade de atenuar os danos provocados às crianças e jovens que são institucionalizados. Estes danos traduzem-se em problemas de atraso de desenvolvimento, problemas cognitivos e de linguagem, dificuldades no relacionamento social com outras crianças e adultos e comportamentos sociais de risco (Canha, 2002, citado por Reis, 2007). A música permite contactar com a vida afetiva do paciente de forma menos ameaçadora que a linguagem verbal (Carvalho, 2012). Visto que as crianças e jovens no geral apresentam uma forte e próxima relação com a música (Skewes, 2001), a musicoterapia, que tem como ferramenta principal o uso profissional da música e dos seus elementos, poderá apresentar-se como um meio de trabalho terapêutico. O objetivo do presente estágio foi a criação e promoção de um espaço, alternativo às abordagens tradicionais, onde se pudessem realizar sessões de musicoterapia com o objetivo de promover a reparação de alguns dos danos emocionais. Foram estruturadas sessões de musicoterapia individuais com seis jovens e com dois grupos, de ambos lares. Os resultados, verificados através de uma análise qualitativa e continuada dos dados de observação clínica, traduziram-se, entre outros, no aumento da autoconfiança, aumento do grau de autonomia, melhorias nas competências de relacionamento social e aumento da estabilidade emocional. Considera-se pertinente a necessidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Musicoterapia para crianças | por |
dc.subject | Musicoterapia para adolescentes | por |
dc.subject | Musicoterapia - Prática profissional | por |
dc.subject | Fundação O Século (Estoril, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) | por |
dc.title | Musicoterapia com crianças e jovens em acolhimento institucional | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201145693 | por |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mmt_maria_goncalves_dissertacao.pdf | Dissertação | 1,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.