Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/7995
Título: | Percursos sistemáticos de composições; a cidade-espaço imaginária : Nadir Afonso |
Autor: | Silva, Fernando Pedro Gomes Tiago Franquinho da, 1981- |
Orientador: | Chaves Mário João Alves, 1965- |
Palavras-chave: | Cidades e vilas na arte Matemática na arte Estética Afonso, Nadir, 1920-2013 - Biografia Afonso, Nadir, 1920-2013 - Crítica e interpretação |
Data: | 2024 |
Citação: | Silva, Fernando Pedro Gomes Tiago Franquinho da (2024) - Percursos sistemáticos de composições; a cidade-espaço imaginária : Nadir Afonso. Lisboa : [s.n.]. |
Resumo: | Nadir Afonso é autor maior da arte portuguesa do seculo 20; ativo como pintor a partir de 1938, expôs ao longo da sua vida até 2013, ano da sua morte. Nadir realizou uma obra exemplar que deveria merecer o maior reconhecimento logo no final da década de 40, altura em que o artista partiu para Paris e integrou as vanguardas artísticas parisienses do pós-guerra.
A obra de Nadir Afonso é referenciada por outros autores, embora com abordagens que possuem conclusões pouco fundamentadas, no que diz respeito ao conhecimento da obra de pintura ou teórica.
No presente trabalho, tem-se como objetivo demonstrar os princípios gerais da estética, singularidade e originalidade, presentes em algumas revistas, publicações de jornais e documentos próprios, bem como a forma como a cidade é apresentada e encarada por outros autores.
O estudo das obras de título citadino constitui a face mais arrojada e incompreendida na obra de Nadir Afonso, e a distinção entre o tema e o objeto representado serão igualmente foco de análise. Nadir Afonso is the major author of the greatest work of Portuguese Art. Active as a painter from 1938, he exhibited throughout his life until 2013, the year of his death. Nadir did an exemplary work that was to receive the greatest recognition in the late 1940s, at which time the artist left for Paris and integrated the post-war artistic avant-gardes of Paris. The work of Nadir Afonso is referenced by other authors, although with approaches that have little substantiated conclusions, regarding the knowledge of the painting or theoretical work. In the present work, the objective is to demonstrate the general principles of aesthetics, singularity and originality, present in some magazines, newspaper publications and own documents, as well as the way the city is presented and seen by other authors. The study of the works of the city title constitutes the most daring and incomprehensible face in the work of Nadir Afonso, and the distinction between the theme and the represented object will also be the focus of analysis. |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2024 Exame público realizado em 10 de abril de 2025 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/7995 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | [ULL-FAA] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mia_fernando_silva_dissertacao.pdf | Texto integral | 5,73 MB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons