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Título: Os estilos parentais, a autoestima e a autoeficácia nos adolescentes
Autor: Cardoso, Catarina Rafaela de Almeida, 1999-
Orientador: Freitas, Miguel da Costa Nunes de, 1981-
Palavras-chave: Pais e jovens - Portugal
Parentalidade - Portugal
Auto-estima na juventude - Portugal
Auto-eficácia - Portugal
Data: 2024
Citação: Cardoso, Catarina Rafaela de Almeida (2024) - Os estilos parentais, a autoestima e a autoeficácia nos adolescentes. Lisboa : [s.n.].
Resumo: Este estudo pretende investigar a relação entre os estilos parentais, a autoestima e autoeficácia na adolescência. Os estilos parentais compreendem-se como um conjunto de atitudes e comportamentos contínuos, adotados pelos pais ao longo do tempo, que refletem em grande parte, os valores que os pais consideram importantes e que querem transmitir aos filhos através das suas práticas parentais. Assim, o objetivo principal deste estudo é compreender de que forma é que os estilos parentais se relacionam com a autoestima e na autoeficácia dos adolescentes. Para a realização desta investigação, a amostra foi constituída por 94 adolescentes portugueses, sendo destes 47 do sexo feminino e outros 47 do sexo masculino. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico para fornecer informações e dados importantes relativamente às características da amostra, ao EMBU-MI para avaliar a sua perceção relativamente às práticas dos seus pais, à Escala de Autoestima de Rosenberg para avaliar a autoestima e por último, à Escala de Autoeficácia Geral (GSE) para avaliar a autoeficácia dos adolescentes.
This study aims at investigating the relationship between parenting styles, self-esteem, and self-efficacy in adolescence. Parenting styles are understood as a set of continuous attitudes and behaviors adopted by parents over time, which largely reflect the values that parents consider important and want to transmit to their children through their parenting practices. The main objective of this study is to understand whether parenting styles are associated adolescents' self-esteem and self-efficacy. For this study, the sample consisted of 94 Portuguese adolescents, 47 of whom were female and 47 were male. Participants completed a sociodemographic questionnaire to provide important information and data regarding sample characteristics, the EMBU-MI to report their perceptions of parental practices, the Rosenberg Self-Esteem scale to assess self-esteem, and finally, the General Self-Efficacy Scale (GSE) to assess adolescents' self-efficacy
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2024
Exame público realizado em 14 de março de 2025
URI: http://hdl.handle.net/11067/7948
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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