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http://hdl.handle.net/11067/7947
Título: | Modelação e simulação de um sistema de transporte marítimo : aplicação de um estudo de caso |
Autor: | Ribeiro, Danilo Serafim Oliveira |
Orientador: | Ramos, Bruna Silva |
Palavras-chave: | Logística Simulação Estatística |
Data: | 2024 |
Resumo: | O sistema de transporte marítimo de contentores é responsável pela maioria das transações comerciais internacionais nos dias de hoje e enfrenta diversos desafios, desde questões operacionais até preocupações ambientais. Com a sua crescente expansão, a competitividade é cada vez maior pela satisfação dos requisitos da procura e, também, exigências de mudanças operacionais dos portos e estruturais dos navios. As complexidades inerentes neste domínio, requerem uma compreensão mais aprofundada dos processos e a identificação de estratégias inovadoras que possam melhorar a eficiência operacional e reduzir o impacto ambiental associado a este tipo de operações. O presente estudo analisou e otimizou os processos logísticos no Porto de Leixões, com o objetivo de melhorar a eficiência do ciclo de contentores em território nacional. Foram desenvolvidos dois modelos de simulação utilizando a ferramenta AnyLogic: um modelo representando o sistema atual e as suas operações e um segundo propondo a integração de um centro de desconsolidação como alternativa ao uso de um parque externo subcontratado. A simulação destes modelos permitiu avaliar o desempenho do sistema sob diferentes cenários e condições. Atualmente, a capacidade é limitada pelas gruas do terminal, uma vez que mais de 1/3 da carga rececionada está em regime de fila de espera para entrar na zona de armazenagem do terminal revelando-se, assim, como o maior obstáculo à eficiência. Como proposta de melhoria, definiu-se uma melhor gestão de contentores pela redução de movimentação de contentores vazios de importação em 50% e obtenção de benefícios operacionais pelo acréscimo da carga exportada em 53,8% numa visão de longo prazo. A análise de sensibilidade revelou que ajustes nos parâmetros operacionais, como tempos de movimentação e desconsolidação, têm um impacto importante na eficiência do sistema. Futuramente, recomenda-se uma visão mais centrada no terminal para validar as melhorias de todos os processos operacionais e a realização de uma análise sobre a adoção de contentores dobráveis por parte das companhias de navegação. Este estudo contribui para a melhoria do conhecimento dos processos logísticos no Porto de Leixões, oferecendo a oportunidade de desenvolver um modelo mais eficiente na gestão de contentores. Palavras-chave: AnyLogic; Contentor Marítimo; Estatística; Logística; Simulação. The container maritime transport system is responsible for the majority of international commercial transactions today, facing numerous challenges from operational issues to environmental concerns. With its growing expansion, competitiveness is increasingly driven by meeting demand requirements and the operational changes in ports and structural changes in ships. The inherent complexities in this domain require a deeper understanding of the processes and the identification of innovative strategies that can improve operational efficiency and reduce the environmental impact associated with such operations. The present study analyzed and optimized the logistics processes at the Port of Leixões, with the aim of improving the efficiency of the container cycle within the national territory. Two simulation models were developed using the AnyLogic tool: one model representing the current system and its operations, and a second proposing the integration of a deconsolidation center as an alternative to using an outsourced external Yard. The simulation of these models allowed for the evaluation of the system's performance under different scenarios and conditions. Currently, capacity is limited by the terminal's cranes, as more than one-third of the received cargo is in a queue waiting to enter the terminal'sstorage area, thus proving to be the biggest obstacle to efficiency. As a proposed improvement, a better management of containers was defined by reducing the movement of empty import containers by 50% and achieving operational benefits through a 53,5% increase in exported cargo in the long term. Sensitivity analysis revealed that adjustments in operational parameters, such as handling and deconsolidation times, have a significant impact on system efficiency. In the future, a more terminal-centric approach is recommended to validate the improvements in all operational processes and conduct an analysis on the adoption of foldable containers by shipping companies. This study contributes to enhancing the understanding of logistical processes at the Port of Leixões,offering the opportunity to develop a more efficient container management model. Keywords: AnvLosic. Logistics. Maritime Container. Simulation. Statistics. |
Descrição: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial Exame público realizado em 28 de Novembro de 2024 |
Revisão por Pares: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/7947 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | [ULF-FET] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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