Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7635
Título: Logística inversa como processo de melhoria contínua
Autor: Costa, Andreia Vanessa Gonçalves
Orientador: Ramos, Bruna Silva
Palavras-chave: Gestão industrial
Logistica Inversa
Melhoria Contínua
Data: 2023
Resumo: Atualmente, a possibilidade de aplicar ferramentas de Melhoria Contínua nos processos de Logística Inversa tem vindo a ser cada vez mais reconhecida pelas empresas através da utilização de princípios Lean que permitem a redução de tempos, desperdícios e custos. O objetivo deste trabalho é verificar se as empresas dos diferentes setores da indústria da região Norte de Portugal Continental consideram a Logística Inversa como um processo de Melhoria Contínua, ou seja, perceber a necessidade de utilização de ferramentas de Melhoria Contínua nos processos de Logística Inversa, permitindo uma melhor gestão do sistema de Logística Inversa. O estudo é realizado através de um questionário, aplicado a empresas portuguesas de seis indústrias: Indústria de ferragens, Indústria Transformadora, Indústria Eletrónica Têxtil, Indústria Metalúrgica, Indústria Alimentar e Indústria Automóvel. Os resultados foram analisados dividindo as empresas em grandes, médias e pequenas empresas, sendo que as questões de investigação deste estudo, nomeadamente “Que tipo de modelos de Logística Inversa são implementados nas empresas da região Norte de Portugal continental?” e “Que tipos de processo de melhoria contínua são utilizados nas empresas da região Norte de Portugal continental nos modelos de Logística Inversa implementados pelas empresas?”, foram respondidas, sendo reconhecida a importância da Logística Inversa e da Melhoria Contínua. Foi possível perceber que a maior parte dos modelos de Logística Inversa implementados pelas empresas inquiridas são informais e que as ferramentas de melhoria contínua mais utilizadas são o 5S e o próprio conceito de Kaisen. Foi possível verificar ainda que o principal motivo que dificulta o desempenho das atividades de Logística Inversa é a não-uniformidade dos produtos devolvidos. Foi ainda realizado um caso prático na empresa Lismânia, onde foi elaborado um modelo conceptual de Logística Inversa de forma a perceber como funciona o ciclo de Logística Inversa para os equipamentos. Foi possível perceber durante a elaboração do mesmo que havia uma limitação sendo necessária a aplicação de uma ficha de parecer técnico de forma a eliminar a limitação e assim gerar vantagens como é o caso de maior fluidez na passagem de informação. Palavras-chave: Logística Inversa; Modelos de Logística Inversa; Melhoria Contínua; Processos de Melhoria Contínua; Princípios Lean.
Currently, the possibility of applying Continuous Improvement tools in Reverse Logistics processes has been increasingly recognized by companies through the use of Lean principles that allow the reduction of time, waste and costs. The objective of this work is to verify whether companies from different industry sectors in the Northern region of mainland Portugal consider Reverse Logistics as a Continuous Improvement process, that is, to understand the need to use Continuous Improvement tools in Reverse Logistics processes, allowing better management of the Reverse Logistics system. The study is carried out using a questionnaire, applied to Portuguese companies from six industries: Hardware Industry, Manufacturing Industry, Electronic Textile Industry, Metallurgical Industry, Food Industry and Automotive Industry. The results were analyzed by dividing companies into large, medium and small companies, with the research questions of this study, namely “What type of Reverse Logistics models are implemented in companies in the Northern region of mainland Portugal?” and “What types of continuous improvement processes are used in companies in the Northern region of mainland Portugal in the Reverse Logistics models implemented by companies?” were answered, recognizing the importance of Reverse Logistics and Continuous Improvement. It was possible to notice that most of the Reverse Logistics models implemented by inquired companies are informal and that the most used continuous improvement tools are 5S and the concept of Kaisen itself. It was also possible to verify that the main reason that hinders the performance of Reverse Logistics activities is the non-uniformity of returned products. A practical case was also carried out at the company Lismania, where a conceptual model of Reverse Logistics was developed in order to understand how the Reverse Logistics cycle works for equipment. It was possible to realize during its preparation that there was a limitation, requiring the application of a technical opinion form in order to eliminate the limitation and thus generate advantages such as greater fluidity in the passage of information. Keywords: Reverse Logistics; Reverse Logistics Models; Continuous Improvement; Continuous Improvement Processes; Lean principles.
Descrição: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
Exame público realizado em 23 de janeiro de 2024
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/7635
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULF-FET] Dissertações

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