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http://hdl.handle.net/11067/761
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Löhr, Suzane Schmidlin | - |
dc.contributor.author | Melo, Márcia Helena da Silva | - |
dc.contributor.author | Salvo, Caroline Guisantes de | - |
dc.contributor.author | Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-07T18:20:33Z | - |
dc.date.available | 2014-02-07T18:20:33Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Löhr, Suzane Schmidlin [et al.] (2013) - Prevenção e promoção da saúde : um desafio na formação de psicólogos. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 4:2 (2013) 205-222. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/761 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/6nxq-zk92 | - |
dc.description | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 4, n. 2 (2013). - p. 205-222. | por |
dc.description.abstract | A graduação em psicologia busca a formação generalista do futuro profissional, porém, enquanto área de saúde emergente, os cursos de psicologia no Brasil tendem a reproduzir o modelo tradicional curativo, ou seja, pouca ênfase à vocação para prevenção e promoção de saúde permeia a formação do psicólogo. Essa contingência tem deixado lacunas na formação do profissional, visto que poucas ações comunitárias e de reflexão sobre a prevenção e a promoção de saúde são contempladas nos currículos e estágios de formação em psicologia; ações estas que se encontram entre as demandas mais atuais requeridas aos profissionais. Frente a estas necessidades emergentes, este artigo busca descrever propostas de atuação preventiva e de promoção de saúde passíveis de serem desenvolvidas na graduação em psicologia, visando o amplo desenvolvimento pelo aluno de recursos para uma atuação que vá além da perspectiva curativa/ clínica e que contribua para formação generalista do psicólogo. O trabalho é permeado, inicialmente, pelas contribuições à ciência preventiva no âmbito internacional. Em seguida, o texto aborda a realidade brasileira em relação a tais vertentes. Neste ponto são identificados estudos nacionais desenvolvidos nos serviços escola de psicologia que rompem com as intervenções tradicionais. Enfatiza-se a incipiência de intervenções preventivas e promoção de saúde na formação em psicologia tendo em vista as poucas instituições de ensino que incluem em seus currículos disciplinas ou atividades de estágio com tais enfoques. A qualificação de profissionais para atuar preventivamente e na vertente de promoção da saúde é fundamental para auxiliar a sociedade a mudar a perspectiva de atuação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Psicólogos - Formação - Brasil | por |
dc.subject | Promoção da saúde | por |
dc.title | Prevenção e promoção da saúde : um desafio na formação de psicólogos | por |
dc.type | article | por |
dc.identifier.citationtitle | Prevenção e promoção da saúde : um desafio na formação de psicólogos | - |
dc.identifier.citationauthor | Löhr, Suzane Schmidlin | - |
dc.identifier.citationauthor | Melo, Márcia Helena da Silva | - |
dc.identifier.citationauthor | Salvo, Caroline Guisantes de | - |
dc.identifier.citationauthor | Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos | - |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 04, n. 2 (Julho-Dezembro 2013) |
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