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dc.contributor.authorLöhr, Suzane Schmidlin-
dc.contributor.authorMelo, Márcia Helena da Silva-
dc.contributor.authorSalvo, Caroline Guisantes de-
dc.contributor.authorSilvares, Edwiges Ferreira de Mattos-
dc.date.accessioned2014-02-07T18:20:33Z-
dc.date.available2014-02-07T18:20:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLöhr, Suzane Schmidlin [et al.] (2013) - Prevenção e promoção da saúde : um desafio na formação de psicólogos. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 4:2 (2013) 205-222.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/761-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/6nxq-zk92-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 4, n. 2 (2013). - p. 205-222.por
dc.description.abstractA graduação em psicologia busca a formação generalista do futuro profissional, porém, enquanto área de saúde emergente, os cursos de psicologia no Brasil tendem a reproduzir o modelo tradicional curativo, ou seja, pouca ênfase à vocação para prevenção e promoção de saúde permeia a formação do psicólogo. Essa contingência tem deixado lacunas na formação do profissional, visto que poucas ações comunitárias e de reflexão sobre a prevenção e a promoção de saúde são contempladas nos currículos e estágios de formação em psicologia; ações estas que se encontram entre as demandas mais atuais requeridas aos profissionais. Frente a estas necessidades emergentes, este artigo busca descrever propostas de atuação preventiva e de promoção de saúde passíveis de serem desenvolvidas na graduação em psicologia, visando o amplo desenvolvimento pelo aluno de recursos para uma atuação que vá além da perspectiva curativa/ clínica e que contribua para formação generalista do psicólogo. O trabalho é permeado, inicialmente, pelas contribuições à ciência preventiva no âmbito internacional. Em seguida, o texto aborda a realidade brasileira em relação a tais vertentes. Neste ponto são identificados estudos nacionais desenvolvidos nos serviços escola de psicologia que rompem com as intervenções tradicionais. Enfatiza-se a incipiência de intervenções preventivas e promoção de saúde na formação em psicologia tendo em vista as poucas instituições de ensino que incluem em seus currículos disciplinas ou atividades de estágio com tais enfoques. A qualificação de profissionais para atuar preventivamente e na vertente de promoção da saúde é fundamental para auxiliar a sociedade a mudar a perspectiva de atuação.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicólogos - Formação - Brasilpor
dc.subjectPromoção da saúdepor
dc.titlePrevenção e promoção da saúde : um desafio na formação de psicólogospor
dc.typearticlepor
dc.identifier.citationtitlePrevenção e promoção da saúde : um desafio na formação de psicólogos-
dc.identifier.citationauthorLöhr, Suzane Schmidlin-
dc.identifier.citationauthorMelo, Márcia Helena da Silva-
dc.identifier.citationauthorSalvo, Caroline Guisantes de-
dc.identifier.citationauthorSilvares, Edwiges Ferreira de Mattos-
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 04, n. 2 (Julho-Dezembro 2013)

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