Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/753
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Vanessa-
dc.contributor.authorSimões, Sónia-
dc.contributor.authorMarques, Mariana-
dc.contributor.authorCunha, Marina-
dc.date.accessioned2014-02-07T16:54:15Z-
dc.date.available2014-02-07T16:54:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationAzevedo, Vanessa [et al.] (2013) - O papel dos estilos educativos parentais na sintomatologia ansiosa de adolescentes do 3.º ciclo do ensino básico. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 4:2 (2013) 31-50.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/753-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/yh88-g385-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 4, n. 2 (2013). - p. 31-50.por
dc.description.abstractO presente estudo visa analisar o papel que a perceção dos adolescentes sobre os estilos educativos parentais tem sobre a manifestação de sintomatologia ansiosa. A amostra envolveu 136 adolescentes do 3.º ciclo do ensino básico, 48 rapazes e 88 raparigas com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, recolhida no Colégio São Martinho em Coimbra. O protocolo de investigação incluiu os seguintes instrumentos de colheita de dados: Questionário Sociodemográfico, State-Trait Anxiety Inventory for Children e EMBU-A. Os resultados do estudo sugerem que existem correlações significativas entre a rejeição paterna e a sintomatologia ansiosa. O modelo preditivo avançado no estudo mostra que o suporte emocional e sobreproteção do pai são preditores significativos da ansiedade-total nos adolescentes. Por seu lado, apenas a sobreproteção paterna é preditor significativo da ansiedade-traço nos jovens. Já no que respeita à ansiedade-estado nos jovens, é preditor significativo a rejeição paterna. Assim, este estudo permite concluir que a rejeição paterna é um dos estilos educativos parentais que exerce maior influência na manifestação de ansiedade nos adolescentes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação - Participação dos paispor
dc.subjectAnsiedade na adolescênciapor
dc.titleO papel dos estilos educativos parentais na sintomatologia ansiosa de adolescentes do 3.º ciclo do ensino básicopor
dc.typearticlepor
dc.identifier.citationtitleO papel dos estilos educativos parentais na sintomatologia ansiosa de adolescentes do 3.º ciclo do ensino básico-
dc.identifier.citationauthorAzevedo, Vanessa-
dc.identifier.citationauthorSimões, Sónia-
dc.identifier.citationauthorMarques, Mariana-
dc.identifier.citationauthorCunha, Marina-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 04, n. 2 (Julho-Dezembro 2013)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_4_2_2.pdfTexto integral200,18 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.