Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/753
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Vanessa | - |
dc.contributor.author | Simões, Sónia | - |
dc.contributor.author | Marques, Mariana | - |
dc.contributor.author | Cunha, Marina | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-07T16:54:15Z | - |
dc.date.available | 2014-02-07T16:54:15Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Azevedo, Vanessa [et al.] (2013) - O papel dos estilos educativos parentais na sintomatologia ansiosa de adolescentes do 3.º ciclo do ensino básico. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 4:2 (2013) 31-50. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/753 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/yh88-g385 | - |
dc.description | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 4, n. 2 (2013). - p. 31-50. | por |
dc.description.abstract | O presente estudo visa analisar o papel que a perceção dos adolescentes sobre os estilos educativos parentais tem sobre a manifestação de sintomatologia ansiosa. A amostra envolveu 136 adolescentes do 3.º ciclo do ensino básico, 48 rapazes e 88 raparigas com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, recolhida no Colégio São Martinho em Coimbra. O protocolo de investigação incluiu os seguintes instrumentos de colheita de dados: Questionário Sociodemográfico, State-Trait Anxiety Inventory for Children e EMBU-A. Os resultados do estudo sugerem que existem correlações significativas entre a rejeição paterna e a sintomatologia ansiosa. O modelo preditivo avançado no estudo mostra que o suporte emocional e sobreproteção do pai são preditores significativos da ansiedade-total nos adolescentes. Por seu lado, apenas a sobreproteção paterna é preditor significativo da ansiedade-traço nos jovens. Já no que respeita à ansiedade-estado nos jovens, é preditor significativo a rejeição paterna. Assim, este estudo permite concluir que a rejeição paterna é um dos estilos educativos parentais que exerce maior influência na manifestação de ansiedade nos adolescentes. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação - Participação dos pais | por |
dc.subject | Ansiedade na adolescência | por |
dc.title | O papel dos estilos educativos parentais na sintomatologia ansiosa de adolescentes do 3.º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | article | por |
dc.identifier.citationtitle | O papel dos estilos educativos parentais na sintomatologia ansiosa de adolescentes do 3.º ciclo do ensino básico | - |
dc.identifier.citationauthor | Azevedo, Vanessa | - |
dc.identifier.citationauthor | Simões, Sónia | - |
dc.identifier.citationauthor | Marques, Mariana | - |
dc.identifier.citationauthor | Cunha, Marina | - |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 04, n. 2 (Julho-Dezembro 2013) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rpca_4_2_2.pdf | Texto integral | 200,18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.