Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7430
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares Maria João dos Reis Moreira 1964--
dc.contributor.authorMorais, Inês Sofia Valente Morais, 1998--
dc.date.accessioned2024-04-05T09:56:11Z-
dc.date.available2024-04-05T09:56:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMorais, Inês Sofia Valente Morais (2023) - Diálogos entre o cinema e a arquitetura : inter-relação entre o filme “O desprezo” e a Casa Malaparte. Lisboa : [s.n.].pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7430-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 11 de março de 2024pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação incide num estudo sobre a relação entre a arquitetura e o cinema, usando como referência a obra arquitetónica Casa Malaparte (1937-1938), do arquiteto Adalberto Libera, e o filme O desprezo (Le Mépris, 1963), do cineasta Jean-Luc Godard. O trabalho inicia-se sobre a procura de um entendimento dos dois ofícios, começando-se por descrever o cinema cronologicamente, desde o seu surgimento até à Nouvelle Vague – movimento onde se insere o filme que se encontra em estudo –, seguindo-se até ao projeto da Casa Malaparte, localizada em Capri, em Itália, identificando e compreendendo as duas linguagens inerentes à arquitetura e ao cinema, que apesar de funcionarem de modo independente conseguem estabelecer uma correlação entre si, manipulando o lugar, o corpo, o espaço e o tempo. Assim, com a presente dissertação, pretende-se contribuir para uma discussão sobre a inter-relação entre a arquitetura e o cinema, promovendo um conhecimento e um melhor entendimento das linguagens da arquitetura e do cinema – tendo como veículos, como já foi referido, o filme O desprezo a Casa Malaparte, utilizada como “cenário” para o filme de Godard. Pretende-se, ainda, criar um discurso inter e transdisciplinar entre as disciplinas da arquitetura e do cinema. Para a elaboração deste diálogo, em paralelo, a (re)visita aos lugares filmados por Godard é fundamental, seguindo-se, passados sessenta anos, os passos que Jean-Luc Godard efetuou em 1963. Desse estudo, irá ser apresentado um processo de leitura da Casa Malaparte juntamente com um dissecar do filme O desprezo, resultando numa avaliação qualitativa e quantitativa deste diálogo. Desde os movimentos das personagens pelo espaço aos ângulos de câmara utilizados pelo realizador.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation focuses on a study of the relationship between architecture and cinema, using as a reference the architectural work Casa Malaparte (1937-1938), by architect Adalberto Libera, and the film Le Mépris (1963), by filmmaker Jean-Luc Godard. The work begins with a search for an understanding of the two crafts, starting with a chronological description of cinema, from its emergence to the Nouvelle Vague – the movement in which the film under study is set - and then on to the Malaparte House project, located in Capri, Italy, identifying and understanding the two languages inherent in architecture and cinema, which, despite working independently, manage to establish a correlation between them, manipulating place, the body, space and time. The aim of this dissertation is therefore to contribute to a discussion on the interrelationship between architecture and cinema, promoting knowledge and a better understanding of the languages of architecture and cinema - using the film Contempt and the Malaparte House, used as the "setting" for Godard's film, as vehicles. The aim is also to create an inter- and transdisciplinary discourse between the disciplines of architecture and cinema. In order to develop this dialogue in parallel, it is essential to (re)visit the places filmed by Godard, following in the footsteps of Jean-Luc Godard in 1963, sixty years later. From this study, a process of reading Casa Malaparte will be presented together with a dissection of the film Contempt, resulting in a qualitative and quantitative evaluation of this dialogue. From the characters' movements through space to the camera angles used by the director.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCinema e arquiteturapt_PT
dc.subjectCasa Malaparte (Ilha de Capri, Itália)pt_PT
dc.subjectNouvelle vague (Cinema)pt_PT
dc.subjectGodard, Jean-Luc, 1930-2022 - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.subjectLibera, Adalberto, 1903-1963 - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.subjectIlha de Capri (Itália) - Edifícios, estruturas, etc.pt_PT
dc.titleDiálogos entre o cinema e a arquitetura : inter-relação entre o filme “O desprezo” e a Casa Malapartept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203576527pt_PT
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mia_ines_morais_dissertacao.pdfTexto integral65,73 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons