Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7349
Título: Os sons e a mente : musicoterapia na pedopsiquiatria
Autor: Silva, Rúben, Emanuel Faria da, 1980-
Orientador: Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-
Henriques, Gil Ramos Maia, 1990-
Palavras-chave: Centro Hospitalar Barreiro Montijo. Serviço de Psiquiatria - Ensino e estudo (Estágio))
Musicoterapia para crianças
Musicoterapia para adolescentes
Psiquiatria infantil
Musicoterapia - Prática profissional
Data: 2023
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de descrever e analisar a intervenção musicoterapêutica realizada no âmbito do estágio curricular do curso de mestrado em musicoterapia, da Universidade Lusíada de Lisboa. O estágio em questão, decorreu no hospital de dia do serviço de pedopsiquiatria do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), nas instalações do Hospital do Montijo entre outubro de 2021 e maio de 2022. A seleção dos utentes baseou-se na sua disponibilidade horária, na sua patologia psiquiátrica e na sua idade. Desta forma, doze utentes foram selecionados para frequentarem sessões de grupo e três para sessões individuais. A idade dos participantes estava compreendida entre os seis e os dezoito anos. Neste relatório, será feita uma descrição de todas as intervenções realizadas, com particular destaque para dois estudos de caso. Partindo do perfil dos participantes e das propostas teóricas e metodológicas patentes na literatura consultada, as sessões de musicoterapia foram planeadas com o intuito de criar um espaço contentor que estimulasse a mentalização, a expressão, a transformação e o sentimento de pertença, onde o principal objetivo seria o de desbloquear novos canais de comunicação possibilitando assim a estes utentes, novas perspetivas sobre si próprios. Após uma atenta verificação e análise dos dados provenientes da observação clínica, e cruzando esta com a literatura existente, verificou-se que a participação destas crianças e adolescentes, nas sessões de musicoterapia, foi significativa porque se observaram melhorias nas suas condições de autorregulação e de autoestima. Pode concluir-se que a intervenção musicoterapêutica associada a um plano terapêutico multidisciplinar é benéfica para as crianças e jovens com psicopatologia.
The present work aims to describe and analyze the music therapy intervention carried out within the scope of the curricular internship of the master's course in music therapy, at Universidade Lusíada de Lisboa. The internship in question took place at the day hospital of the child psychiatry service of Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), on the premises of Hospital do Montijo premises between october 2021 and may 2022. The selection of users was based on their time availability, their psychiatric pathology and their age. Thus, twelve users were selected to attend group sessions and three for individual sessions. The age of the participants was between six and eighteen years old. In this report, a description will be made of all interventions carried out, with particular emphasis on two case studies. Based on the profile of the participants and the theoretical and methodological proposals found in the consulted literature, the music therapy sessions were planned with the aim of creating a container space that would stimulate mentalisation, expression, transformation and a sense of belonging, where the main objective would be to unlock new channels of communication thus enabling new perspectives on themselves to these users. After careful verification and analysis of data from clinical observation, and crossing this with the existing literature, it was found that the participation of these children and adolescents in music therapy sessions was significant because improvements were observed in their conditions of self-regulation and self-esteem. It can be concluded that music therapy intervention associated with a multidisciplinary therapeutic plan is beneficial for children and young people with psychopathology.
Descrição: Dissertação de mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.
Exame público realizado em 1 de Fevereiro de 2024.
URI: http://hdl.handle.net/11067/7349
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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