Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7301
Título: Relação da ansiedade e autoestima no desempenho escolar em crianças (8 a 12 anos)
Autor: Ramos, Sara Sofia dos Santos, 1999-
Orientador: Rebelo, António Martins Fernandes, 1954-
Palavras-chave: Ansiedade em crianças
Auto-estima em crianças
Rendimento escolar
Data: 2023
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo compreender e caracterizar a relação da ansiedade e da autoestima no desempenho escolar em crianças do 1º e 2º ciclo. Foram traçados para este estudo os seguintes objetivos: compreender e caracterizar a ansiedade e a autoestima de modo a perceber a influencia destas na faixa etária e género das crianças em idade escolar e entender de que modo influenciam o desempenho escolar. Este teve a participação de 108 crianças portuguesas (57 do sexo masculino e 51 do sexo feminino) que estudam no colégio Atlântico no Seixal e de crianças atletas no Clube de futebol “Os Belenenses”, sendo estas do género feminino e masculino. A idade dos participantes tem mínimo de 9 anos e um máximo de 12 anos, que frequentam o 1º e 2º ciclos. Em relação, à região a que pertencem, estas vivem e frequentam escolas do distrito de Setúbal e Lisboa. Este estudo é misto, isto é, de caráter quantitativo e qualitativo, sendo que a recolha de dados foi realizada através da aplicação de um questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e a aplicação de dois instrumentos de avaliação psicologia , a Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (Multidimensional Anxiety Scale for Children – MASC e a Escala de autoconceito e autoestima para Crianças e pré adolescentes de Susan Harter (SPPC:Self Perception Profile for Children para avaliação das variáveis ansiedade e autoestima. Os resultados apontam para diferenças significativas no que diz respeito ao género relativamente à ansiedade e autoestima e igualmente relativamente à idade e a ansiedade e autoestima, mostrando que as meninas apresentam maior nível de ansiedade e de autoestima comparativamente aos meninos. Contudo, não foram observadas diferenças significativas perante a autoestima e a ansiedade, não existindo relação entre estas variáveis. Relativamente a relação da ansiedade e autoestima no desempenho escolar pude-se aferir com base nas entrevistas realizadas que o desempenho escolar parece encontrar-se relacionado com a autoestima e ansiedade das crianças, sendo que a ansiedade parece ter uma maior influência no desempenho escolar.
The main objective of this study is to understand and characterise the relationship between anxiety and self-esteem in school performance in children of the 1st and 2nd cycle. The following objectives were set for this study: to understand and characterise anxiety and self-esteem in order to understand their influence on the age group and gender of schoolchildren and to understand how they influence school performance. This study involved 108 Portuguese children (57 male and 51 female) studying at the Atlântico school in Seixal and child athletes at the "Os Belenenses" football club, both male and female. The age of the participants is a minimum of 9 years and a maximum of 12 years, who attend the 1st and 2nd cycles. Regarding the region to which they belong, they live and attend schools in the district of Setúbal and Lisbon. This study is mixed, that is, quantitative and qualitative, and data collection was carried out through the application of a sociodemographic questionnaire, a semi-structured interview and the application of two psychological assessment instruments, the Multidimensional Anxiety Scale for Children (MASC) and Susan Harter's Self-Concept and Self-Esteem Scale for Children and Pre-Adolescents (SPPC: Self Perception Profile for Children to assess the anxiety and self-esteem variables. The results point to significant differences in gender in relation to anxiety and self-esteem and also in relation to age and anxiety and self-esteem, showing that girls have a higher level of anxiety and self-esteem compared to boys. However, no significant differences were observed in self-esteem and anxiety, and there was no relationship between these variables. Regarding the relationship between anxiety and self-esteem in school performance, it was possible to verify based on the interviews that school performance seems to be related to children's self-esteem and anxiety, and anxiety seems to have a greater influence on school performance.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.
Exame público realizado em 14 de Dezembro de 2023.
URI: http://hdl.handle.net/11067/7301
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
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