Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/7296
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sousa, Rui Alexandre Lopes de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Joana Margarida Garrido Carvalho e | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T17:34:39Z | - |
dc.date.available | 2024-01-08T17:34:39Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/7296 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Design do Produto | - |
dc.description | Exame público realizado em 24 de novembro de 2023, às 10H | - |
dc.description.abstract | A nível ambiental, a área da produção industrial destaca-se por ser um dos grandes setores responsáveis pela degradação da natureza. Todos os dias, os processos e produtos envolventes nesse tipo de produção contribuem bastante para muitos fatores, como por exemplo a redução da biodiversidade, o esgotamento de recursos naturais, o aquecimento global e diversas questões do foro social. Em primeiro lugar, torna-se imprescindível estudar a história do mobiliário, desde a revolução industrial, para conseguir enquadrar o passado no contexto presente e, que perspetiva o futuro. A partir da Revolução Industrial, verificou-se um grande confronto entre os valores do trabalho artesanal e da produção em massa. Vários foram os movimentos e autores que questionaram este processo. E, desse questionamento surgiram peças de mobiliário desenvolvidas, que até hoje são produtos icónicos e marcantes por se terem diferenciado socialmente ao reintroduzirem o aspeto manual. O design de um produto necessita de ser pensado desde o seu correto funcionamento, estética, ligação com o seu utilizador e, implicações que poderá ter para o meio ambiente, durante todo o seu ciclo de vida. Neste trabalho de investigação optou-se por dois materiais como a madeira e a cortiça que, além de poderem ser endógenos, permitem um forte desenvolvimento formal, com texturas e acabamentos diferenciados, sendo dos materiais com mais qualidade a serem utilizados. A partir desta premissa pretendeu-se ainda perceber como seria possível desenvolver uma peça de mobiliário interior de base socialmente sustentável. Peça essa que estabelecesse um cunho identitário no produto, capaz de gerar uma relação afetiva com o seu utilizador e, consequentemente, pudesse aumentar o ciclo de vida do produto. O resultado prático do projeto materializou-se num conjunto de mesas de centro em madeira e cortiça, desenhados pela autora e com o intuito de serem produzidas por pequenos artesãos ou marceneiros com recurso a baixas tecnologias. | pt_PT |
dc.description.abstract | At environmental level, the area of industrial production stands out as one of the major sectors responsible for the degradation of nature. Every day, the processes and products involved in this type of production contribute greatly to many factors, such as the reduction of biodiversity, the depletion of natural resources, global warming and various social issues. First, it is essential to study the history of furniture, since the industrial revolution, to be able to fit the past into the present context and which looks to the future. Since the Industrial Revolution, there has been a major clash between the values of craftsmanship and mass production. There were several movements and authors who questioned this process. And, from this questioning, developed furniture pieces emerged, which are still iconic and remarkable products because they have socially differentiated themselves by reintroducing the manual aspect. The design of a product needs to be thought through from its correct operation, aesthetics, connection with its user and implications that it may have for the environment, throughout its life cycle. In this research work we chose two materials such as wood and cork, which, besides being endogenous, allow a strong formal development, with different textures and finishes, being the materials with more quality to be used. Based on this premise, we also wanted to understand how it would be possible to develop a piece of interior furniture with a socially sustainable basis. This piece could establish a mark of identity in the product, capable of generating an affective relationship with its user and, consequently, could increase the product's life cycle. The practical result of the project materialized in a set of wooden and cork coffee tables, designed by the author and with the intention of being produced by small artisans or carpenters using low technologies. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | embargoedAccess (2 Years) | pt_PT |
dc.subject | Design | pt_PT |
dc.subject | Design de produto - Mobiliário | pt_PT |
dc.subject | Artesanato | pt_PT |
dc.subject | Caso de estudo - Materiais estruturais - Madeira e cortiça | pt_PT |
dc.title | Reconstrução sustentável : a sustentabilidade como prática padrão no Design de Produto e mobiliário de interiores | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203435753 | - |
Aparece nas colecções: | [ULP-FAA] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
291041 Joana Margarida Garrido Carvalho e Sousa.pdf Restricted Access | Dissertação de mestrado | 5,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.