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Título: Eficácia das intervenções em grupo em adultos com perturbação de hiperatividade/défice de atenção : revisão sistemática da literatura
Autor: Pinheiro, Telma Rita Soares
Orientador: Marques, Teresa Sofia Moreira
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia clínica
Perturbação de hiperatividade - Intervenção psicológica
Défice de atenção - Intervenção psicológica
Data: 2023
Resumo: As intervenções em grupo são, atualmente, uma alternativa às intervenções feita de forma individual, por lhes serem reconhecidas algumas vantagens. Dentro das suas especificidades, esta opção apresenta como mais-valia o sentimento de integração em grupo e a compreensão coletiva. No entanto, a literatura ainda carece de conclusões robustas acerca da eficácia dessas intervenções em adultos com perturbação de hiperatividade/défice de atenção (PHDA). A presente revisão foi conduzida em conformidade com as diretrizes propostas pela PRISMA, através de uma pesquisa sistemática nas bases de dados Web of Science e PubMed. Os estudos que atenderam aos critérios de inclusão foram minuciosamente analisados, resultando na inclusão de sete estudos nesta revisão. As conclusões desta análise apontam que, não obstante determinadas investigações terem delineado um impacto favorável das intervenções em grupo em adultos com PHDA, a sua aplicação, sobretudo quando comparada com a intervenção individual, não revela resultados substancialmente distintos. Assim, é possível perceber que, mesmo não demonstrando uma eficácia superior, exibe uma eficácia similar às intervenções individuais, proporcionando uma nova alternativa para atenuar os sintomas da perturbação. Esta constatação pode ser de relevância na orientação de novas investigações e no desenvolvimento de intervenções, permitindo a expansão das opções terapêuticas para esta perturbação. É fundamental considerar as particularidades individuais ao propor intervenções, sejam elas isoladas ou combinadas, a fim de atenuar a sintomatologia da PHDA em adultos.
Group subjects are currently an alternative to interventions carried out individually, as some advantages can be learned. Within its specificities, this option presents as an added value the feeling of group integration and collective understanding. However, the literature still lacks robust suggestions about the effectiveness of these interventions in adults with attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD). The present review was carried out in accordance with the guidelines proposed by PRISMA, through a systematic search in the Web of Science and PubMed databases. The studies that met the inclusion criteria were thoroughly analyzed, resulting in the inclusion of seven studies in this review. The conclusions of this analysis indicate that, although certain investigations have outlined a favorable impact of group interventions on adults with ADHD, their application, especially when compared to individual intervention, does not reveal different advantageous results. Thus, it is possible to see that, even though it does not demonstrate superior effectiveness, it presents a similar effectiveness to individual interventions, providing a new alternative to alleviate the symptoms of the disorder. This finding may be relevant in guiding new investigations and developing disciplines, allowing the expansion of therapeutic options for this disorder. It is essential to consider individual characteristics when proposing disciplines, whether isolated or combined, in order to alleviate ADHD symptoms in adults.
Descrição: Exame público realizado em 5 de dezembro de 2023, às 12H
Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica
URI: http://hdl.handle.net/11067/7278
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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