Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7273
Título: Utilização da Internet e regulação emocional : um estudo com estudantes universitários portugueses
Autor: Sequeira, Patrícia Cardoso
Orientador: Oliveira, Joana Serra de
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia clínica
Adição à Internet - Estudantes universitários
Regulação emocional - Estudantes universitários
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Escala de Adição à Internet (IAT)
Teste psicológico - Escala de Dificuldades na Regulação Emocional
Data: 2023
Resumo: Objetivo: As dificuldades na regulacao emocional sao uma caracteristica potencialmente comum a diferentes adicoes. A maioria dos estudos avalia a prevalencia da adicao a internet e possiveis variaveis relacionadas em amostras de adolescentes. Estudos dirigidos a jovens adultos sao mais limitados. Os/As estudantes universitarios/as sao uma populacao na qual o aumento do consumo da internet e habitual e necessario, sendo suscetiveis a adicao a internet. Portanto, o principal objetivo deste estudo e averiguar se existe uma relacao significativa entre a utilizacao da internet e as dificuldades na regulacao emocional em jovens adultos/as estudantes universitarios/as portugueses/as. Método: O presente estudo caracteriza-se por ser quantitativo-correlacional e transversal. Participaram 234 estudantes universitarios/as com idades compreendidas entre os 18 e os 33 anos (M= 21.69, SD= 3.04). Os dados foram recolhidos online atraves da tecnica de amostragem “bola de neve”. Para responder ao principal objetivo foi calculado o Coeficiente de Correlacao de Spearman. Resultados: Mais de metade dos/as participantes (82.5%, n= 193) demonstram apresentar adicao a internet. Existe uma correlacao positiva estatisticamente significativa entre a utilizacao da internet e as dificuldades na regulacao emocional. Conclusão: A presenca de dificuldades na regulacao emocional pode ser conceptualizada como um fator de risco para o desenvolvimento de adicao a internet. A adicao a internet parece representar uma estrategia de coping disfuncional para compensar as dificuldades na regulacao emocional. Esta investigacao revela a necessidade de se promover o desenvolvimento de estrategias para dotar os/as estudantes de competencias de regulacao emocional e para os/as auxiliar a regular a utilizacao da internet.
Purpose: Difficulties in emotional regulation are a potentially common feature of different addictions. Most studies assess the prevalence of internet addiction and possible related variables in adolescent samples. Studies aimed at young adults are more limited. University students are a population in which increased internet consumption is habitual and necessary, and are susceptible to internet addiction. Therefore, the main objective of this study is to ascertain whether there is a significant relationship between internet use and difficulties in emotional regulation in young adult portuguese university students. Method: The present study is characterized by being quantitative-correlational and cross-sectional. A total of 234 university students aged between 18 and 33 (M= 21.69, SD= 3.04) participated in this study. Data was collected online using the "snowball" sampling technique. To answer the main objective, Spearman's correlation coefficient was calculated. Results: More than half of the participants (82.5%, n= 193) demonstrated internet addiction. There was a statistically significant positive correlation between internet use and difficulties in emotional regulation. Conclusion: The presence of difficulties in emotional regulation can be conceptualized as a risk factor for the development of internet addiction. Internet addiction seems to represent a dysfunctional coping strategy to compensate for difficulties in emotional regulation. This research reveals the need to promote the development of strategies to equip students with emotional regulation skills and to help them regulate their use of the internet.
Descrição: Exame público realizado em 14 de novembro de 2023, às 15H
Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica
URI: http://hdl.handle.net/11067/7273
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
290964 Patricia Cardoso Sequeira.pdfDissertação de mestrado857,34 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.