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dc.contributor.authorSantos, Eduardo Henriques Moraes-
dc.contributor.authorMendes, Raquel de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-12-11T15:30:28Z-
dc.date.available2023-12-11T15:30:28Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSantos, Eduardo ; Mendes, Raquel (2023) - Trabalho socioeducativo em tempos de pandemia : a influência das tecnologias da informação e comunicação para os assistentes sociais. Intervenção Social. ISSN 0874-1611. N. 61 (2023). P. 363-381.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7259-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/q8z0-bg80pt_PT
dc.descriptionIntervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 61 (2023).pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo discute a relação entre o trabalho da/o assistente social e a crescente inserção e utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no exercício profissional contemporâneo, contexto que se aprofunda com a pandemia da COVID-19, problematizando as principais consequências desta relação para a dimensão mais fundamental das/os assistentes sociais nos diversos campos de trabalho: a socioeducativa. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica da área, com dados secundários e análise qualitativa. Como resultado, identificou-se que, apesar de ampliar a força produtiva do trabalho social, as citadas TICs têm contribuído para afastar esse/a profissional do contato direto com a população atendida, sobrecarregando os assistentes sociais com atividades alheias aos seus objetivos profissionais, a exemplo da constante demanda institucional para a construção de consecutivos relatórios e preenchimentos dos bancos de dados para alimentar o sistema de informação, em detrimento, em questão de tempo e energia, do trabalho socioeducativo a ser realizado junto às famílias. Não obstante, a pandemia da COVID-19 amplia esse distanciamento entre a/o assistente social e os usuários de seus serviços ao demandar o uso das TICs, especialmente para o atendimento direto com a população, que passam a mediar entrevistas e visitas domiciliares por meio de ligações e/ou vídeos chamadas. Mesmo com a retomada do trabalho presencial nas instituições, entrevistas por vídeo chamadas continuam sendo demandadas. Conclui-se que a tecnologia, enquanto uma ferramenta, apresenta uma enorme potencialidade para ampliar as possibilidades e capacidades de intervenção na sociedade, porém não se pode desconsiderar a direção hegemônica de sua utilização em nossa atual sociabilidade que, ao impor as TICs como uma forma de economizar e aumentar a produtividade, amplia o distanciamento dos profissionais de Serviço Social da população e dos territórios em que vivem, frustrando a capacidade socioeducativa da intervenção das/os assistentes sociais.pt_PT
dc.description.abstractThe present study discusses the relationship between the work of social workers and the increasing integration and use of Information and Communication Technologies (ICTs) in contemporary professional practice, a context that has been further accentuated by the COVID-19 pandemic. It examines the main consequences of this relationship for the fundamental dimension of social workers in various fields of work, particularly in the socio-educational realm. The research employed bibliographic analysis, secondary data, and qualitative analysis. The findings indicate that although ICTs have expanded the productive force of social work, they have also contributed to distancing these professionals from direct contact with the served population. Social workers are burdened with tasks unrelated to their professional objectives, such as constant institutional demands for creating successive reports and data entries to feed the information system, which takes away time and energy from the socio-educational work that should be conducted with families.Moreover, the COVID-19 pandemic ha exacerbated this distance between social workers and users of their services by requiring the use of ICTs, especially for direct communication with the population. Interviews and home visits are now mediated through phone calls and/or video calls. Even with the return to in-person work at institutions, video call interviews continue to be demanded. It is concluded that technology, as a tool, holds enormous potential to expand intervention possibilities and capabilities in society. However, it is crucial not to overlook the hegemonic direction of its utilization in our current social structure, where ICTs are imposed as a means to save time and increase productivity, but at the same time, they widen the gap between social work professionals and the population and territories they serve, undermining the socio-educational capacity of social workers’ intervention.en_EN
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectServiço social - Inovação tecnológicapt_PT
dc.subjectPandemia COVID-19, 2020 - Aspectos tecnológicospt_PT
dc.titleTrabalho socioeducativo em tempos de pandemia : a influência das tecnologias da informação e comunicação para os assistentes sociaispt_PT
dc.title.alternativeSocioeducational work in times of pandemic : the influence of information and communication technologies on social workersen_EN
dc.typearticlept_PT
Aparece nas colecções:[ULL-ISSSL] IS, n. 61 (2023)

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