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Título: Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar
Autor: Martins, Ana Rita da Silva
Orientador: Sousa, Mariana Lopes de
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia clínica
Crianças - Regulação emocional - Depressão
este psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC)
Teste psicológico - Children's Depression Inventory (CDI)
Data: 2022
Resumo: A depressão na infância é um fenómeno com elevada incidência a nível nacional e mundial, que comporta prejuízos severos para o funcionamento da criança, a par de importantes implicações clínicas, sociais e políticas. Este estudo teve como objetivo aferir se existe uma associação da regulação emocional e da labilidade negativa com a sintomatologia depressiva, em crianças em idade escolar. Pretendeu, também, verificar se existiam diferenças na regulação emocional, na labilidade negativa e na sintomatologia depressiva em função do sexo. Participaram, nesta investigação, 80 crianças (46 do sexo feminino; 34 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos (M = 9.01; DP = .70). Para avaliar a sintomatologia depressiva, foi solicitado às crianças o preenchimento da Children’s Depression Inventory (CDI). Para aferir a regulação emocional e a labilidade negativa, foi pedido aos pais/substitutos que respondessem ao Emotion Regulation Checklist (ERC). Não foram observadas associações estatisticamente significativas da regulação emocional e da labilidade negativa com a sintomatologia depressiva. Verificou-se que as raparigas apresentam mais sintomatologia depressiva do que os rapazes e que crianças mais velhas apresentam menores níveis de labilidade negativa. Não se observaram diferenças estatisticamente significativas, em função do sexo, na regulação emocional e na labilidade negativa. São discutidas as implicações destes resultados para a intervenção clínica com crianças em idade escolar.
Depression in childhood is a phenomenon with high national and worldwide incidence, with severe negative effects on the child's functioning, and important clinical, social, and political implications. This study aimed to assess the potential association between emotional regulation and negative lability with depressive symptomatology in school-age children. It also intended to explore sex differences in emotional regulation, negative lability, and depressive symptomatology. Eighty children (46 females; 34 males) between 8 and 10 years old participated in this study (M = 9.01; SD = .70). To assess depressive symptoms, children were asked to complete the Children's Depression Inventory (CDI). To evaluate emotion regulation and negative lability, parents/substitutes were asked to fill out the Emotion Regulation Checklist (ERC). No statistically significant associations of emotion regulation and negative lability with depressive symptoms were observed. Girls were found to present more depressive symptoms than boys, and older children to exhibit lower levels of negative lability. No statistically significant gender differences were observed in emotional regulation and negative lability. The implications of these results for clinical intervention in school-aged children are discussed.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica
Exame público realizado em 18 de julho de 2023, às 10H
URI: http://hdl.handle.net/11067/7152
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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