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Título: Economia comportamental e eleições : o caso dos resultados brasileiros de 2022 para senadores e dos deputados federais no sul e sudeste do país
Autor: Abreu, Maria Teresa
Biai, Lídia
Santos, Rodrigo
Moraes, Michelle
Palavras-chave: Eleições - Brasil
Eleições - Aspectos económicos - Brasil
Data: 2023
Citação: Abreu, Maria Teresa, e outros - (2023) - Economia comportamental e eleições: o caso dos resultados brasileiros de 2022 para senadores e dos deputados federais no sul e sudeste do país. - Polis. - ISSN 0872-8208. - S. 2, n.º 7 (janeiro-junho 2023). P. 201-208.
Resumo: Diante da polarização apresentada nas últimas eleições brasileiras para Presidente da República, uma melhor compreensão dos resultados torna-se fundamental para uma reflexão mais profunda e um debate mais racional sobre a atual situação política do país. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal apresentar os resultados das eleições brasileiras de 2022 para senadores e deputados federais no Sul e Sudeste do país, através de uma perspetiva quantitativa e qualitativa, esta última baseada em dimensões da Economia Comportamental. Mais especificamente, apresentar a distribuição dos mandatos de forma quantitativa e analisar os comentários disponíveis na páginas oficiais de facebook dos candidatos eleitos mais votados através de categorias identificadas numa análise bibliométrica da literatura da Economia Comportamental.
Given the polarization presented in the last Brazilian elections for President, a better understanding of the results becomes fundamental for a deeper reflection and a more rational debate on the current political situation in the country. In this context, the main objective of this study is to present the results of the 2022 Brazilian elections for senators and federal deputies in the South and Southeast of the country, through a quantitative and qualitative perspective, the latter based on dimensions of Behavioral Economics. More specifically, to present the distribution of mandates in a quantitative way and analyze the comments available on the official facebook pages of the most voted elected candidates through categories identified in a bibliometric analysis of the literature of behavioral economics.
Descrição: Polis. - ISSN 0872-8208. - S. 2, n.º 7 (janeiro-junho 2023).
URI: http://hdl.handle.net/11067/7136
https://doi.org/10.34628/37y3-gm13
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ILID-CEJEA] Polis, s. 2, n. 07 (Janeiro-Junho 2023)

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