Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6823
Título: Stress e resiliência em pais de crianças e jovens com deficiência intelectual e motora
Autor: Basílio, Marisa Rodrigues, 1996-
Orientador: Rebelo, António Martins Fernandes, 1954-
Palavras-chave: Pais de crianças com deficiência - Psicologia
Adolescentes com deficiência
Crianças com deficiência
Pais e Filhos
Resiliência (Traço da personalidade)
Stresse (Psicologia)
Data: 2022
Resumo: A resiliência e o stress são fatores importantes que devemos ter em conta na comunidade em geral, visto que são indicadores de saúde mental e enfrentamento de dificuldades. Existem populações específicas que estão mais propensas a possuir dificuldades no que concerne a estes aspetos, pois poderão estar inseridos em contextos que acarretam maiores níveis de stress, tal como poderá acontecer aos pais de crianças com deficiência intelectual ou motora. Neste sentido, este estudo tem como objetivo analisar e relacionar a resiliência e o stress em pais de crianças e adolescentes com deficiência intelectual ou motora, de modo a compreender a expressão de variáveis que lhes estão associadas. Este estudo foi realizado através de uma amostra de conveniência com 70 participantes de pais de crianças e adolescentes com uma especificidade (deficiência intelectual ou motora), sendo que na sua maioria são do género feminino (92,9%) e os restantes 7,1% correspondem ao género masculino. Assim, este pode ser considerado de caráter quantitativo, pois tem como finalidade a análise dos dados demográficos e ainda a presença de dois questionários: Escala de Stress Parental (Maria de Lurdes Mixão, Isabel Leal, João Maroco; 2007); Escala de Resiliência para Adultos (ERA) (Pereira, Canavarro & Davide, 2009). Assim podemos identificar os níveis de stress e resiliência e a forma como estes afetam a sua vivência, bem-estar e relações interpessoais dos indivíduos através dos fatores que lhes estão associados.
Resilience and stress are important factors that we must take into consideration in the community in general, as they are indicators of mental health, and the way difficulties are copied. There are specific populations that may have difficulties in these aspects, as they may be inserted in contexts that lead to higher levels of stress, such may happen to parents of children with intellectual or motor disabilities. In this sense, this study aims to analyze and relate resilience and stress in parents of children and adolescents with intellectual or motor disabilities, to understand the expression of variables associated with them. This study was carried out through a convenience sample with 70 participants of parents with children and adolescents with a specificity (intellectual or motor disability), the majority of them are female (92,9%) and the rest 7,1% correspond to the masculine gender. Thereby, this study can be considered as quantitative because it aims to analyze the demographic data and also has the presence of two questionnaires: Parental Stress Scale (Maria de Lurdes Mixão, Isabel Leal, João Maroco; 2007); Adult Resilience Scale (ERA) (Pereira, Canavarro & Davide, 2009). Thus, we can identify the levels of stress and resilience and how they affect their experience, well-being and interpersonal relationships of individuals through the factors associated with them.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022
Exame público realizado em 3 de Março de 2023
URI: http://hdl.handle.net/11067/6823
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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