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dc.contributor.advisorGutiérrez Jiménez, Susana Aurora, 1971--
dc.contributor.advisorMorguinho, Anabela Gonçalves Farias, 1971--
dc.contributor.authorFrancisco, Cátia Sofia Marques, 1984--
dc.date.accessioned2023-02-23T14:59:45Z-
dc.date.available2023-02-23T14:59:45Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6805-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 17 de Fevereiro de 2023pt_PT
dc.description.abstractO presente documento descreve o estágio realizado no âmbito do Mestrado de Musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa. O mesmo teve lugar no Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC), que pertence ao Hospital Garcia de Orta. A temática aqui abordada é pertinente uma vez que a literatura afirma, repetidamente, que a musicoterapia pode ter um impacto positivo nas crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA) e nas suas famílias. Este estudo objetiva compreender a pertinência de uma intervenção músico terapêutica com crianças com PEA, no âmbito hospitalar, no sentido de melhorar as suas competências de comunicação e interação e, consequentemente, facilitar e desenvolver positivamente a sua relação com as respetivas famílias. A metodologia aplicada assentou num questionário de anameses de musicoterapia, a fim de compreender a perceção dos pais no que diz respeito ao conceito de musicoterapia e quais as suas espectativas relativamente à intervenção com os seus filhos. Procedeu-se à recolha da identidade sonoro-musical das crianças, para melhor compreender a sua relação com a música e com o meio que as rodeia. Foi avaliada a comunicação musical das crianças, através da Escala de Comunicabilidade Musical de Nordoff-Robbins. Os resultados obtidos refletem melhorias significativas nos vários domínios avaliados, revelando a importância da musicoterapia no desenvolvimento das crianças acompanhadas, bem como numa equipa multidisciplinar que visa promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e respetivas famílias.pt_PT
dc.description.abstractThis paper describes the internship carried out within the scope of the Master’s Degree in Music Therapy at Universidade Lusíada de Lisboa. This internship took place at the Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC), a facility that belongs to the Hospital Garcia de Orta. The subject addressed here is relevant since the literature repeatedly states that music therapy can have a positive impact on children with autism spectrum disorders (ASD), as well as in their families. This study aims to understand the importance of a therapeutic music intervention with children with ASD, in a hospital environment, in order to improve their communication and interaction skills and, consequently, facilitate and positively develop their relationship with their respective families. The methodology applied was based on a music therapy anamnesis questionnaire, in order to understand the parents' perception regarding the concept of music therapy, and what are their expectations regarding the intervention with their children. The children's sound-musical identity was collected, in order to better understand their relationship with music and the environment that surrounds them. The children's musical communication was evaluated using the Nordoff-Robbins Musical Communicativeness Scale. The results of this study reflect significant improvements in the various domains evaluated, revealing the importance of music therapy in the development of the followed children, as well as in a multidisciplinary team that aims to improve the quality of life of children and their families.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrianças autistas - Tratamentopt_PT
dc.subjectMusicoterapia para criançaspt_PT
dc.subjectMusicoterapia - Prática profissionalpt_PT
dc.subjectHospital Garcia de Orta (Almada, Portugal). Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva - Ensino e estudo (Estágio)pt_PT
dc.titleLaços de encantar : a musicoterapia em crianças do espectro do autismopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203237226pt_PT
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