Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6786
Título: A eficiência das empresas seguradoras em Portugal : uma abordagem à Data Envelopment Analysis (DEA)
Autor: Nobre, Tiago Gonçalo Jorge, 1995-
Orientador: Antão, Mário Alexandre Guerreiro, 1965-
Palavras-chave: Companhias de seguros - Portugal - Gestão
Análise envoltória de dados - Portugal
Planeamento empresarial - Portugal
Data: 2022
Resumo: O setor segurador tem um papel cada vez mais relevante no desenvolvimento e crescimento das economias, enquanto parte integrante do sistema financeiro, contribuindo de forma decisiva para criação de riqueza a nível mundial e nacional. Face ao atual ambiente macroeconómico, marcado pelas consequências da pandemia recente, por requisitos regulamentares em constante evolução, pelo aumento da concorrência, pela criação de novos produtos de seguro inovadores e pelas fusões e aquisições assistidas, a avaliação do desempenho organizacional torna-se crucial para as empresas, sendo igualmente fundamental para a gestão organizacional em qualquer setor de atividade. Neste sentido, esta investigação tem como objetivo principal avaliar a performance das empresas seguradoras, com sede em Portugal. Para isso, o estudo aplica um modelo não paramétrico, Data Envelopment Analysis (DEA), para analisar e comparar a eficiência de 37 seguradoras, do ramo vida e não vida, nos últimos cinco anos (2016- 2020). Assumiu-se a decomposição do processo produtivo em duas fases, medindo primeiro a performance na produção e comercialização dos produtos (designada por aquisição de prémios) e, depois, na capacidade em gerar retorno para a organização, sendo que o índice de eficiência global advém do produto das duas anteriores. De um modo geral, as seguradoras do ramo vida em Portugal apresentam níveis de eficiência altos, enquanto a seguradora do ramo não vida apresentam maiores oportunidades de melhoria, com origem nas ineficiências especialmente nos esforços para a aquisição de prémios. Os resultados evidenciam grandes oportunidades de melhoria na gestão das despesas de funcionamento e nos custos de aquisição por parte das empresas ineficientes. Em ambos os ramos foram identificados duas empresas eficientes a operar em todo o processo, Fidelidade e Ocidental, em vida, e Multicare e Ocidental, em não vida. Com os resultados apurados, o estudo fornece igualmente estratégias potenciais que as empresas podem seguir. Espera-se com este estudo disponibilizar informações úteis aos gestores das empresas seguradoras em Portugal e que no futuro, através deste modelo relacional DEA e da correta seleção de inputs e ouputs, estes possam utilizar esta ferramenta para a gestão das suas operações, controlo de gestão e outras atividades. Assim, os gestores serão capazes de avaliar a eficiência da sua empresa face às demais concorrentes, através de um único dado estatístico e, consequentemente, perceber que tipo de opções podem empreender para maximizar os seus resultados ou minimizar os custos.
he insurance industry plays an increasingly important role in the development and growth of economies, as a part of the financial system, contributing decisively to the creation of wealth at global and national levels. Given the current macroeconomic environment, marked by the consequences of the recent pandemic, constantly evolving regulatory requirements, increased competition, the development of new innovative insurance products and the mergers and acquisitions verified, the assessment of organizational performance becomes crucial for companies, being equally fundamental for organizational management in any sector of activity. The main purpose of this research was to evaluate the performance of insurance companies, based in Portugal. This study applies a non-parametric model, Data Envelopment Analysis (DEA), to analyze and compare the efficiency of 37 life and nonlife insurance companies in the last five years (2016-2020). It was assumed the decomposition of the insurance process in two phases, first measuring the performance in the production and commercialization of the products (known as the acquisition of insurance premiums) and then, the capacity to generate income for the organization, being that the global efficiency score comes from of the product of the previous two. Regarding the results, it was possible to conclude that life insurance companies in Portugal have high levels of efficiency, while non-life insurance companies have greater opportunities for improvement, with inefficiencies, especially in the efforts to acquire premiums. The results showed great opportunities for improvement in the management of operating expenses and acquisition costs by inefficient companies. In both business segments, two companies were identified as operating efficiently throughout the process, Fidelidade and Ocidental, in the life segment, and Multicare and Ocidental, in the nonlife segment. Moreover, with the results obtained, the study also provides potential effective strategies that the companies can follow. It is hoped that this study could provide useful information for managers of insurance companies in Portugal and that they can be able in the future to use this relational DEA model, and the correct selection of inputs and outputs, as a tool for managing their operations. The managers will be able to assess their company's efficiency compared to other competitors through a single statistical data and, consequently, understand what kind of options they can undertake to maximize their results or minimize costs.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022
Exame público realizado em 6 de Fevereiro de 2023
URI: http://hdl.handle.net/11067/6786
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-FCEE] Dissertações

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