Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6774
Título: Musicoterapia na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra
Autor: Martins, Bernardo Miguel Ferreira, 1999-
Orientador: Gutiérrez Jiménez, Susana Aurora, 1971-
Jacob, Paulo Jorge Ramos, 1977-
Palavras-chave: Pessoas com paralisia cerebral
Pessoas com deficiência
Musicoterapia - Prática profissional
Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Data: 2022
Resumo: O presente relatório constitui o trabalho clínico realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Musicoterapia na Universidade Lusíada de Lisboa. O estágio decorreu na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra -APCC, tendo sido realizado de novembro de 2021 a junho de 2022 perfazendo 8 meses de estágio. A população alvo selecionada são jovens adultos normalmente com Défice Intelectual e/ou com Paralisia Cerebral, com diferentes comprometimentos a nível relacional, cognitivo, comunicativo e emocional. Com base numa abordagem humanista, as intervenções terapêuticas realizadas tiveram como base a técnica de improvisação, através da qual procurou-se produzir mudanças ao nível das competências sociais e da gestão de comportamentos. De forma detalhada são apresentados dois estudos de caso em musicoterapia com dois dos utentes atribuídos durante o estágio, no formato de estudo de caso. Ao longo dos sete meses de estágio foram realizadas sessões individuais de carácter semanal, com um total de treze utentes, dos 19 aos 44 anos de idade. Com o intuito de proceder com uma avaliação confiável foram utilizadas as escalas; Individual Music-Centered Assessment Profile for Neurodevelopmental Disorders (IMCAP-ND), adaptação da escala Category System for Music Therapy (Kamuthe) e a escala de Qualidade de vida WHOQOL–BREF. A avaliação realizou-se de forma qualitativa, através de observação direta e preenchimento de uma grelha com as escalas mencionadas, o que permitiu avaliar os comportamentos dos indivíduos. Os resultados alcançados apresentam evoluções significativas nos domínios avaliados, deste modo sendo possível afirmar que a musicoterapia exerce efeitos benéficos no processo de desenvolvimento de adultos, com Défice Intelectual e/ou com Paralisia Cerebral.
This report constitutes the clinical work carried out within the Music Therapy Master's curricular internship at the Lusíada University of Lisbon. The internship took place at Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra -APCC, for 8 months from November 2021 to June 2022. The main target of the study were young adults with Intellectual Deficit and / or Cerebral Palsy and their respective problems such as relational, cognitive, communicative and emotional issues. Based on a humanistic approach, the therapeutic interventions carried outwere based on the improvisation technique, where behaviour and social changes were tracked. Two music therapy study reports are presented in detail, featuring each given subject. During the seven months, individual weekly sessions were held, with a total of thirteen subjects aged 19 to 44. In order to proceed with the most reliable Assessments, the following standards were applied; Individual Music-Centred Assessment Profile for Neurodevelopmental Disorders (IMCAP-ND), an adaptation of the Category System for Music Therapy (Kamuthestandard) and the WHOQOL – BREF Quality of Life standard. This evaluation was carried out in a qualitative way, through direct observation resulting in submission of different behaviours directly into a grid following the mentioned standards. The results achieved demonstrate significant developments in the fields to be evaluated, thus being possible to affirm that music therapy exerts beneficial effects in the development process of this demographic.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022
Exame público realizado em 27 de Janeiro de 2023
URI: http://hdl.handle.net/11067/6774
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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