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dc.contributor.advisorPires, Ana Meireles Sousa-
dc.contributor.authorRamos, Sara Cristina Silva-
dc.date.accessioned2022-12-15T13:39:03Z-
dc.date.available2022-12-15T13:39:03Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6643-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica-
dc.descriptionExame público realizado em 10 de novembro de 2022, às 11H-
dc.description.abstractA evidência científica tem revelado que a institucionalização tem efeitos nefastos nos vários domínios de funcionamento de crianças, nomeadamente no funcionamento cognitivo e no ajustamento socioemocional. Desta forma, torna-se relevante compreender de que forma as competências cognitivas têm impacto no ajustamento socioemocional de crianças institucionalizadas. O objetivo deste estudo é verificar de que forma o funcionamento cognitivo está associado ao ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e crianças não institucionalizadas. Participaram neste estudo 92 crianças (45 institucionalizadas e 47 crianças não institucionalizadas), com idade compreendida entre os 6 e os 10 anos. Para a avaliação das competências cognitivas foi utilizada a versão reduzida da Wechsler Intelligence Scale – Third Edition (WISC-III). Para a avaliação do ajustamento socioemocional foi utilizado o Strenghts and Dificulties Questionnaire (SDQ), preenchidos pelos cuidadores primários das crianças institucionalizadas e pelos professores para o grupo das crianças não institucionalizados. Os resultados apontam que as crianças institucionalizadas têm um pior funcionamento cognitivo comparado com o grupo das crianças não institucionalizadas. Porém, estas diferenças não se verificaram ao nível do género nem no ajustamento socioemocional. O estudo permite concluir que é necessário um investimento em intervenções focadas na estimulação de competências cognitivas, por parte das instituições.pt_PT
dc.description.abstractScientific evidence has revealed that institutionalization has a negative impact on various domains of children's functioning, specifically on cognitive functioning and socioemotional adjustment. Thus, it becomes relevant to understand how cognitive skills have an impact on the socio-emotional adjustment of institutionalized children. The aim of this study is to verify how cognitive functioning is associated with socioemotional adjustment in institutionalized and non-institutionalized children. 92 children participated in this study (45 institutionalized and 47 non-institutionalized children), aged between 6 and 10 years. To assess cognitive skills, was used the reduced version of the Wechsler Intelligence Scale – Third Edition (WISC-III). The Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) was used to assess socioemotional adjustment, completed by primary caregivers of institutionalized children and by teachers for the group of non-institutionalized children. The results show that institutionalized children have a worse cognitive functioning compared to the group of non-institutionalized children. However, these differences were not verified in terms of gender or socioemotional adjustment. The study concludes that it is necessary to invest in interventions focused on the stimulation of cognitive skills by institutions.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia clínicapt_PT
dc.subjectAvaliação psicológicapt_PT
dc.subjectCrianças institucionalizadas - Desenvolvimento cognitivo - Desenvolvimento socioemocionalpt_PT
dc.subjectTeste Psicológico - Escala de inteligência Wechsler para crianças (WISC III)pt_PT
dc.subjectTeste Psicológico - Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ)pt_PT
dc.titleO efeito das competências cognitivas no ajustamento socioemocional de crianças institucionalizadas e não institucionalizadaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203107306-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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