Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6642
Título: A relação entre a fluência de leitura e a autoestima em alunos do 3.º ano do 1.º CEB
Autor: Moura, Ana Raquel Cruz
Orientador: Coelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia educação
Autoestima - Aprendizagem escolar - Aprendizagem da leitura
Data: 2022
Resumo: Alguns autores defendem que a autoestima se encontra associada à aprendizagem escolar, nomeadamente no processo de aprendizagem da leitura. Embora a autoestima seja um conceito amplamente explorado, não existem muitos estudos sobre a sua relação com o sucesso académico nos primeiros anos do ensino formal. Deste modo, o presente estudo pretende estudar a relação entre a fluência de leitura e a autoestima nos alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Participaram no estudo 71 alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos (MIdade = 8.28; D.P. = 0.45). Dos 71 alunos, 35 são do sexo masculino e 36 são do sexo feminino. As análises estatísticas confirmam a existência de associação entre as variáveis autoestima e fluência de leitura e autoestima e prosódia. No entanto, os resultados não apoiam a relação entre a autoestima e a precisão de leitura
Some authors consider that self-esteem is associated with school learning, specifically with the learning to read. Although self-esteem is a widely explored concept, there are not many studies about its relationship with academic success in the early years of formal education. The present analyzes to study the relationship between reading fluency and self-esteem in students of the 3rd grade Elementary School. Seventy-one students participated in the study, their ages ranged 7 and 9 years old (Mage = 8.28; D.P. = 0.45). Of the 71 students, 35 are male and 36 are female. Statistical analyzes confirmed the existence of an association between the variables self-esteem and reading fluency, and between self-esteem and prosody. Even so, results did not support the relationship between self-esteem and reading accuracy.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
Exame público realizado em 8 de novembro de 2022, às 12H45
URI: http://hdl.handle.net/11067/6642
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IPCE_Ana Raquel Cruz Moura 288386.pdf
  Restricted Access
Dissertação de mestrado450,93 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.