Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6564
Título: A intervenção de equipas multidisciplinares para a integração e proteção social de crianças e jovens imigrantes socialmente vulneráveis
Outros títulos: The intervention of multidisciplinary teams for the integration and social protection of socially vulnerable immigrant children and youth
Autor: Matela, Thaís Carvalho de Oliveira, 1979-
Martins, Inês Casquilho Duarte
Data: 2021
Citação: Matela, Thaís Carvalho de Oliveira, e outro (2021) - A intervenção de equipas multidisciplinares para a integração e proteção social de crianças e jovens imigrantes socialmente vulneráveis. Intervenção Social. ISSN 0874-1611. 57-58 (2021) 81-92.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de natureza exploratória sobre a intervenção de equipas multidisciplinares com crianças e jovens imigrantes em risco. Os projetos e programas nesta temática têm se traduzido em ações e resultados que visam a melhoria da integração e a inclusão social de crianças e jovens imigrantes em territórios socialmente vulneráveis. O estudo elaborado centrou-se numa abordagem qualitativa através da realização de entrevistas semiestruturadas a profissionais inseridos em equipas multidisciplinares na área das migrações, infância e juventude, procedendo-se a análise de conteúdo categorial para o tratamento de dados. Os resultados permitiram identificar estratégias e métodos de intervenção com impacto positivo na integração social suportados por metodologias colaborativas e participativas, mas também referenciar limitações para as quais é urgente valorizar o papel central das crianças e jovens.
This article aims to present an exploratory study on the intervention of multidisciplinary teams with immigrant children and young people at risk. The projects and programmes in this area have been translated into actions and results aimed at improving the integration and social inclusion of immigrant children and young people in socially vulnerable territories. The study was based on a qualitative approach through semi-structured interviews with professionals working in multidisciplinary teams in the area of migration, childhood and youth, using categorical content analysis for data process. The results allowed us to identify strategies and intervention methods with a positive impact on social integration supported by collaborative and participatory methodologies, but also to refer limitations for which it is urgent to value the central role of children and young people.
Descrição: Intervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 57-58 (2021). - p. 81-92.
URI: http://hdl.handle.net/11067/6564
https://doi.org/10.34628/999d-0e74
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-ISSSL] IS, n. 57-58 (2021)

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