Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6538
Título: A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário
Autor: Brochado, Ana Oliveira
Costa, Joana Sofia Silva
Palavras-chave: Finanças - Inovações tecnológicas
Media sociais
Novas Empresas - Finanças
Meios de Comunicação Digitais
Blockchains (Base de dados)
Data: 2022
Citação: Brochado, Ana Oliveira, e outro (2022) - A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 32 (2022) 11-31.
Resumo: As Initial Coin Offerings (ICOs) são uma forma alternativa de financiamento, destinada a projetos com modelo de negócio baseado na tecnologia blockchain. O presente estudo propõe-se analisar a associação entre a utilização de comunicação nos canais digitais pelos promotores do projeto e os ratings dos projetos publicados online por entidades terceiras e o sucesso das ICOs na fase de emissão. Foi efetuada a análise quantitativa de dados secundários (micro dados de 556 ICOs do setor bancário) e recorreu-se ao estudo de caso qualitativo das principais ICOs do setor bancário, com recurso à observação e análise de conteúdo. Os resultados do presente estudo revelaram que a presença nos social media está associada ao sucesso das ICOs do setor bancário, nomeadamente a utilização das plataformas Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcointalk, Github, Reddit e Youtube. Adicionalmente, as classificações de ratings divulgadas nas plataformas online estão associadas ao sucesso na obtenção de financiamento das ICOs. Do ponto de vista teórico os resultados indicam que a comunicação nos canais digitais (e.g., código fonte, whitepaper) permite reduzir a assimetria de informação entre promotores e investidores numa ICO.
Initial coin offerings (ICOs) are an alternative financing instrument for projects with a business model based on blockchain technology. This study analysed the association between project promoters’ use of digital communication and both their projects’ ratings published online by third parties and their ICOs’ success in the issuance phase. The research included quantitative analysis of secondary data (i.e. microdata from 556 ICOs in the banking sector) combined with qualitative case studies of the main ICOs in the dataset using observation and content analysis. The results reveal that a social media presence is linked with ICOs’ success, namely, project promoters’ use of Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcoin Talk, GitHub, Reddit and YouTube platforms. Online ratings are also associated with ICOs’ ability to attract funding. From a theoretical perspective, the findings include that digital communication (e.g. source code, ratings and whitepaper) can help reduce information asymmetry between promoters of and investors in ICOs.
Descrição: Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - N. 32 (2022). - p. 11-31.
URI: http://hdl.handle.net/11067/6538
https://doi.org/10.34628/y9sw-q542
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-FCEE] LEE, n. 32 (2022)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
lee_32_2.pdfArtigo512,22 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons