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dc.contributor.advisorAmaral, Jorge Manuel Ferreira de Albuquerque-
dc.contributor.authorBastos, Francisco Daniel Machado de Carvalho Boavista-
dc.date.accessioned2022-09-22T09:50:13Z-
dc.date.available2022-09-22T09:50:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6514-
dc.descriptionExame público realizado em 11 de maio de 2022, às 16h-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Arquitectura-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo construir conhecimento acerca dos modelos de intervenção no património, mais especificamente, sobre os edifícios monásticos em Portugal. Iremos estudar a forma de como podemos intervir nos mosteiros de modo a torná-los úteis para a sociedade atual, seja através da inserção de um novo programa nas estruturas existentes ou através da ampliação destas mesmas. Não obstante, é também importante preservar os valores inerentes aos mesmos. Ao encontro desta ideia iremos explorar a inevitável transformação e a necessária permanência destes valores em conjuntos monásticos. As estruturas monásticas são das mais antigas e mais resistentes às mudanças sobre a ação do tempo, que têm em si incorporados valores de autenticidade e de historicidade como nenhuma outra. Apesar disto, e fruto das raras intervenções que lhes são feitas, são passiveis de sofrerem maior degradação estrutural. As ações da DGEMN (Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais) nestes edifícios no século XX foi a última grande fase de intervenções, que por si só não foram suficientes, visto que foi dada maior importância às igrejas, enquanto os mosteiros foram pospostos. Desta forma, o presente trabalho pretende consolidar as expressões de autores como Riegl e Choay, analisando os diferentes valores existentes em mosteiros, entender as perspectivas apresentadas por autores como Viollet-Le-Duc e Ruskin, e aprofundar o método de intervenção de Antoni Moreno-Navarro que apresentamos aqui como o modelo mais adequado para intervir nos mosteiros, devido à importância que este método estabelece entre a história e o passado.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation aims to build knowledge about intervention methods in heritage, namely in monastic buildings in Portugal. This document will present forms of intervention in monasteries with the aim of making them more useful for today’s society, either by inserting a new program into existing structures or by expanding them. However, is also important to preserve their inherent values. In line with this idea, we will explore the inevitable transformation and necessary permanence of these values in monasteries. Monastic structures are one of the most resilient to changes over time, which incorporated values of authenticity and historicity like no other. Despite that, and as a result of the rare interventions made to them, they are likely to suffer further structural degradation. The structural measures by DGEMN on these buildings in the 20th century were the last major phase of interventions on these buildings, which alone were not sufficient. Greater importance was given to churches, while the monasteries were postponed. Thus, the present work intends to consolidate the expressions of authors such as Riegl and Choay, analyzing different values existing in monasteries, understanding the perspectives presented by authors such as Viollet-Le-Duc and from Ruskin`s. The method of intervention by Antoni Moreno-Navarro, is presented here as the most suitable model for intervening in monasteries, due to the importance that this methods establishes between the history and the past.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectPatrimónio arquitectónico - Mosteirospt_PT
dc.subjectPatrimónio arquitectónico - Reabilitação arquitectónicapt_PT
dc.subjectCaso de estudo - Reabilitação do Mosteiro de São Pedro de Cête - Paredespt_PT
dc.titlePermanência e transformação dos valores do Património Monástico : reabilitação e ampliação do Mosteiro de São Pedro de Cêtept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203016033-
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