Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6304
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorManoel, Bernardo de Orey, 1969--
dc.contributor.authorBrandt, Sara Campos Lopes, 1996--
dc.date.accessioned2022-05-18T16:09:36Z-
dc.date.available2022-05-18T16:09:36Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6304-
dc.descriptionExame público realizado em 16 de Maio de 2022pt_PT
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022pt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação procura, a relação entre a Arquitectura, a Cenografia e a Dança. Quais as suas diferenças? O que têm em comum? Onde se cruzam? A história e influências de cada uma das disciplinas. Expõe-se a ambiguidade do território cenográfico, expondo também as convergências conceptuais e até os seus processos, tal como a reciprocidade entre estas, o cruzamento das matérias e ainda de várias artes, o que faz naturalmente remeter a casos de estudo como, por exemplo, a Bauhaus e o seu Ballet-triádico de Oskar Schlemmer. Esta procura acontece através do factor comum, com que se torna o centro desta investigação, o corpo no espaço. Tanto na Arquitectura, na Cenografia e na Dança, o corpo é a base e o centro. Este corpo que constrói um discurso, uma narrativa espacial nas três disciplinas, faz questionar como as influencia e como reage. Estes três temas induzem a investigação de autores que foram pioneiros e grandes influências nestas narrativas espaciais, criando a ligação entre Arquitectura/Cenografia/Dança, encontrando Pina Bausch. Consequentemente explora-se a relação dos espaços e dos objectos com o corpo em movimento, atravessando temas como a materialidade, a funcionalidade e a multiplicidade arquitectónica, tal como o tema da noção da habitualidade do espaço cénico através da estreita relação entre o objecto cénico e o corpo, não obstante a verdade dos materiais e a evidência construtiva. Aborda-se ainda a questão da flexibilidade e multiplicidade dos objectos cénicos, em relação à experimentação em torno de cenografias dinâmicas que se modificam a si ou à paisagem, através da manipulação dos intérpretes, para tal investiga-se obras da Coreógrafa Olga Roriz com cenografias do Arquitecto e Cenógrafo João Mendes Ribeiro. A Cenografia é abordada do ponto de vista da experimentação de processos e linguagens comuns à arquitectura e cruzando um vasto e diversificado quadro disciplinar; os projectos apresentados vão convocando noções que residem em ambos através de exemplos de cenografias que tem como referência projectos de arquitectura, tal como projectos de arquitectura que tem como influencia cenografias através de casos de estudo de projectos do Arquitecto e Cenógrafo João Mendes Ribeiro. A componente humana e a vivência nos espaços, são temas centrais tanto na Arquitectura como na Cenografia e não há exemplo melhor que a dança, um bailarino como demonstração de um corpo que se movimenta num espaço, através das suas geometrias.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation seeks, the relationship betweenArchitecture, Scenography and Dance. What are their differences? What do they have in common? Where do they intersect? The history and influences of each discipline. The ambiguity of the scenographic territory is exposed, also exposing the conceptual convergences and even its processes, such as the reciprocity between them, the crossing of materials and even of several arts, which naturally makes reference to case studies such as, for example, the Bauhaus and its Ballet-triadic of Oskar Schlemmer. This search happens through the common factor that becomes the center of this research, the body in space. In Architecture, in Scenography and in Dance, the body is the base and the center. This body that constructs a discourse, a spatial narrative in the three disciplines, makes one question how it influences them and how it reacts. These three themes induce the investigation of authors who were pioneers and great influences in these spatial narratives, creating the connection between Architecture/Scenography/Dance, finding Pina Bausch. Consequently, the relationship of spaces and objects with the body in movement is explored, crossing themes such as materiality, functionality and architectural multiplicity, as well as the notion of the habitualness of the scenic space through the close relationship between the scenic object and the body, despite the truth of the materials and the constructive evidence. The question of flexibility and multiplicity of the scenic objects is also approached, in relation to the experimentation around dynamic scenographies that modify themselves or the scenery, through the manipulation of the performers. For this purpose we investigate works by the Choreographer Olga Roriz with scenographies by the Architect and Scenographer João Mendes Ribeiro. Scenography is approached from the point of view of experimentation with processes and languages common to architecture and crossing a vast and diverse disciplinary framework; the presented projects will convoke notions that reside in both through examples of scenography that have architecture projects as reference, as well as architecture projects that have scenography as influence through case studies of projects by the Architect and Scenographer João Mendes Ribeiro. The human component and the experience in spaces are central themes in both Architecture and Scenography and there is no better example than dance, a dancer as a demonstration of a body that moves in a space, through its geometries.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRibeiro, João Mendes, 1960- - Crítica e Interpretaçãopt_PT
dc.subjectArquitectura - Factores humanospt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.subjectCenografiapt_PT
dc.subjectCorpo humanopt_PT
dc.titleArquitectura, cenografia e dança : a expressão da dança em 3 cenografias de João Mendes Ribeiro com Olga Rorizpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203011996pt_PT
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mia_sara_brandt_dissertacao.pdfDissertação3,38 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons