Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6229
Título: Arquitetura moderna em Cuba (1947-1965) : Ricardo Porro e as Escolas de Belas Artes Cubanas
Autor: Gonzalez, Michel Maldiny Zeca, 1995-
Orientador: Magalhães Ana Isabel Arez de, 1965-
Palavras-chave: Arquitectura - Cuba - História - Século 20
Movimento moderno (Arquitectura) - Cuba
Escolas de artes - Cuba - Havana
Havana (Cuba) - Edifícios, estruturas, etc
Porro, Ricardo, 1925-2014 - Crítica e interpretação
Escuela Nacional de Arte (Havana, Cuba)
Data: 2021
Resumo: A presente dissertação contempla uma leitura crítica que identifica como principal interesse entender a origem do Movimento Moderno em Cuba (o nosso país natal). Tem como objetivo, por um lado, compreender a inserção desta linguagem internacional em Cuba, a influência deste período na sociedade e cultura e o legado arquitetónico que nos deixa e, por outro lado, indagar as características que refletem aquilo que hoje identificamos como Tradição e Identidade. No contexto destes conceitos de Tradição e Identidade, destacamos o arquiteto Ricardo Porro como figura central da investigação e a sua obra das Escolas de Belas Artes Cubanas como caso de estudo principal. Compreendemos este trabalho como uma reflexão e aproximação ao tema, já que este representa o encontro com as nossas origens e compreensão do lugar ao qual pertencemos através do conhecimento deste património arquitetónico.
The following dissertation includes a critical reading that identifies as main interest to understand the origin of the Modern Movement in Cuba (our native country). Its objective is, on the one hand, to understand the insertion of this international language in Cuba, the influence of this period on society and culture and the architectural legacy it leaves us, and, on the other hand, to investigate the characteristics that reflect what we identify today as Tradition and Identity. In the context of these concepts of Tradition and Identity, we highlight the architect Ricardo Porro as the central figure in the investigation and his work on the Cuban Fine Arts Schools as the main case study. We understand this work as a reflection and approach to the theme, as it represents the encounter with our origins and understanding of the place to which we belong through architectural knowledge.
Descrição: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021
Exame público realizado em 8 de Março de 2022
URI: http://hdl.handle.net/11067/6229
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

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