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Título: Ajustamento socio-emocional e envolvimento em comportamentos de bullying
Autor: Duarte, Luciana Beatriz Teixeira
Orientador: Sousa, Mariana Lopes de
Palavras-chave: Psicologia da educação
Violência escolar
Bullying
Data: 2021
Resumo: O bullying é um fenómeno com elevada incidência a nível mundial, com consequências nefastas para a saúde mental e física, que levam a que se configure como um problema de saúde pública. O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito dos problemas de externalização, de internalização e da hiperatividade/défice de atenção no envolvimento em comportamentos de bullying. Participaram, neste estudo, 448 adolescentes (252 do género feminino e 195 do género masculino), entre os 12 e os 19 anos de idade, a frequentar agrupamentos de escolas do distrito do Porto. O envolvimento em comportamentos de bullying de agressão verbal e indireta foram avaliados com recurso à Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE). Os problemas de internalização e de externalização foram aferidos com recurso ao Social Skills Improvement System – Rating Scales (SSIS-RS). Os resultados mostram que os rapazes apresentam mais problemas de externalização e menos problemas de internalização do que as raparigas. Não foram observadas diferenças em função do sexo na hiperatividade/défice de atenção. Adicionalmente, os rapazes adotam, com maior frequência, comportamentos de bullying de agressão verbal do que as raparigas. Não foram observadas diferenças em função do sexo nos comportamentos de bullying de agressão indireta e de vitimação verbal e indireta. Verificou-se, de igual modo, que os problemas de externalização, de internalização e a hiperatividade/défice de atenção estão positivamente correlacionados com os comportamentos de bullying de agressão verbal e indireta, assim como com os de vitimação verbal e indireta. Adicionalmente, observou-se que as raparigas que apresentam mais problemas de externalização e de internalização tendem a estar, mais frequentemente, envolvidas em comportamentos bullying de agressão e de vitimação, verbal e indireta, enquanto aquelas que exibem maiores níveis de hiperatividade/défice de atenção incorrem, menos frequentemente, em comportamentos de bullying de agressão e de vitimação. Acresce que os rapazes que apresentam mais problemas de externalização tendem a incorrer, mais frequentemente, em comportamentos de bullying de agressão indireta e verbal, enquanto aqueles que apresentam mais problemas de internalização são, mais amiúde, vítimas de comportamentos de bullying indireto e verbal. Não se observou um efeito estatisticamente significativo da hiperatividade/défice de atenção no envolvimento em comportamentos de bullying nos rapazes. São discutidas as implicações destes resultados para o desenho de intervenções dirigidas à prevenção dos comportamentos de bullying, bem como à contenção dos seus efeitos nocivos no desenvolvimento dos/as adolescentes e nas interações por eles estabelecidas em contexto escolar.
Abstract: Bullying is a phenomenon with a high incidence worldwide, with strong negative consequences for mental and physical health, leading it to become a public health problem. This study examines the effect of externalizing, internalizing and hyperactivity/attention déficiti problems in bullying behaviours engagement. Four hundred and forty-eight adolescents (252 girls and 195 boys), aged between 12 and 19 years old, attending school in the district of Porto, participated in this study. Engagement in verbal and indirect aggression bullying behaviours was assessed with the Interpersonal Behaviour in the School Context Scale (IBSCS). Internalization and externalization problems were assessed using the Social Skills Improvement System – Rating Scales (SSIS-RS). Results show that boys exhibit more externalizing problems and fewer internalizing problems than girls. No differences were observed between boys and girls regarding hyperactivity/attention deficit. In addition, boys more often engage in verbal aggression bullying behaviours. No differences were found between boys and girls concerning indirect aggression and verbal and indirect victimization bullying behaviors. Positive correlations of externalizing, internalizing and hyperactivity/attention déficit problems with verbal and indirect aggression bullying behaviours, as well as with verbal and indirect victimization were also observed. Additionally, girls who present more externalizing and internalizing problems tend to be more frequently engaged in bullying verbal and indirect aggressive and victimization behaviours, whereas those with higher levels of hyperactivity are less likely to engage in aggressive bullying behaviour. Furthermore, boys who show more externalizing problems tend to be more often engaged in bullying behaviours, while those who exhibit more internalizing problems are more often victims of indirect and verbal bullying behaviours. Hiperactivity/attention déficit has not a statistically significant effect on the engagement in bullying behaviours in boys. The implications of these results for the design of interventions aiming at preventing bullying behaviours, as well as at minoring its harmful effects on the adolescents’ development and their interactions at school, are discussed
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Universidade Lusíada, Porto, 2021
URI: http://hdl.handle.net/11067/6198
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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