Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6186
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dc.contributor.advisorRebelo, António Martins Fernandes, 1954--
dc.contributor.authorRodrigues, Sara Raquel de Oliveira, 1996--
dc.date.accessioned2022-02-22T21:28:40Z-
dc.date.available2022-02-22T21:28:40Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6186-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 1 de Fevereiro de 2022pt_PT
dc.description.abstractA Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é um problema neuro desenvolvimental com elevada prevalência em crianças e adolescentes, caracterizado por marcada desatenção, hiperatividade e impulsividade. Esta problemática exerce um impacto considerável na qualidade de vida da criança, afetando invariavelmente as suas relações mais significativas, em especial a relação com os pais e os pares. Neste sentido, o presente estudo tem como finalidade analisar a influência e impacto da PHDA nos relacionamentos sociais (pais e pares), comparativamente a crianças sem PHDA. O grupo de estudo foi constituído por 100 participantes (50 crianças com PHDA e 50 sem PHDA) com idades entre os 8 e 12 anos, de ambos os géneros. A recolha de dados foi realizada através da aplicação dos questionários de autorrelato KIDSCREEN-10 e Escala de Conners Revista (Reduzida) para Pais. Conclui-se que as crianças com diagnóstico de PHDA parecem apresentar valores médios superiores de oposição, de problemas cognitivos/desatenção, de excesso de atividade motora e ainda um maior índice de PHDA, por comparação com as crianças sem diagnóstico de PHDA. De modo inverso, as crianças com diagnóstico de PHDA tendem a reportar um valor global de QVRS, significativamente menor, por comparação com as crianças sem diagnóstico de PHDA. Os progenitores, segundo os relatos, também de revelam de igual forma um índice menor de QV.pt_PT
dc.description.abstractAttention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is a high prevalence neurodevelopmental problem affecting children and juveniles. It’s characterized by intense inattentiveness, hyperactivity and impulsiveness. This problem has a strong impact on the children’s life quality, affecting his/her most significant relationships, especially the ones regarding parents and peers. According to that, the present study aims to analyze the influence and impact of ADHD on social relationships (parents and peers), comparatively with children with no diagnose of ADHD. The study group included 100 participants (50 children with ADHD diagnose and 50 without ADHD diagnose) aged 8-12, of both genders. Data collection occured through two self-report questionnaires, KIDSCREEN-10 and The Conners' Parents Rating Scale – Revised. It is concluded that children diagnosed with ADHD seem to have higher mean values of opposition, cognitive/inattention problems, excess motor activity and even a higher ADHD index, compared to children without ADHD diagnosis. Conversely, children diagnosed with ADHD tend to report a significantly lower overall HRQOL value compared to children without an ADHD diagnosis. Parents, according to reports, also reveal a lower rate of QoL.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDistúrbio de hiperatividade com défice de atençãopt_PT
dc.subjectCrianças hiperativaspt_PT
dc.subjectPais e filhospt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.titleA qualidade de vida em crianças com PHDA e a relação com os paispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.identifier.tid202946240pt_PT
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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