Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5809
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dc.contributor.advisorCorreia, Maria Manuela Marques Faia, 1967--
dc.contributor.authorLourenço, Carlota Teixeira da Silva Martino, 1995--
dc.date.accessioned2021-03-02T10:41:13Z-
dc.date.available2021-03-02T10:41:13Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5809-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional, Universidade Lusíada, 2020pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 19 de Fevereiro de 2021pt_PT
dc.description.abstractA avaliação de desempenho, tema central ao presente estudo de caso, é uma ferramenta de gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de trabalhadores numa determinada organização. Reside num processo de identificação e análise do comportamento de um trabalhador durante um determinado período de tempo, em que se analisa a sua postura profissional, o seu conhecimento técnico e a sua relação com os seus pares. O presente estudo de caso teve como objetivo perceber qual foi o impacto da transição entre o modelo de avaliação de desempenho de competências e o de avaliação por objectivos na Fundação Calouste Gulbenkian. Visa tentar perceber qual foi o impacto desta transição, agregada à nova componente tecnológica, tentando apurar as consequências que esta mudança teve nas avaliações, essencialmente nas avaliações das chefias, e o papel da autoavaliação nas avaliações finais de desempenho. Para alcançar o referido objetivo procedeu-se à descrição dos dois modelos de avaliação de desempenho praticados na Fundação Calouste Gulbenkian nos últimos anos. Até 2017 apenas era aplicado o modelo de avaliação de competências. Em 2018 implementou-se pela primeira vez o modelo de avaliação de desempenho por objetivos associando-o a uma nova plataforma informática de Gestão de Desempenho - SAP Success Factors. Este estudo tem carácter de exploratório. Tanto quanto sabemos trata-se de um trabalho inédito, que só foi possível por nos ter sido dado acesso total aos dados necessários, sendo este aspecto raro quando se estudam matérias tão sensíveis como a Avaliação de Desempenho. Os resultados do estudo realizado mostraram o impacto positivo que a alteração do modelo de avaliação de desempenho teve nas notações finais dos colaboradores, essencialmente naqueles que já eram alvo de objetivos em anos anteriores, como permitiu perceber que a introdução da autoavaliação teve um impacto positivo nas notações das competências atribuídas pelos avaliadores aos colaboradores que já tinham objetivos em 2017. No que respeita à nova plataforma informática, SAP Success Factors, não foi possível apurar se a mesma veio beneficiar o sistema em si, dado que os trabalhadores se dividem no que respeita à componente tecnológica, serão necessários mais ciclos de avaliações para se poder apurar esta proposição.pt_PT
dc.description.abstractPerformance assessment, the central theme of this study, is a people management tool that aims to analyze the individual or group of workers' performance in a given organization. It consists of a process of identification, diagnosis and analysis of the behavior of a worker during a certain period, in which his professional posture, his technical knowledge and his relationship with his peers are analyzed. The present case study aimed to understand the impact of the transition from the competence performance assessment model to the objective performance assessment model at Calouste Gulbenkian Foundation. The aim is to try to understand the impact of this transition, added to the new technological component, trying to determine the consequences that this change had on the evaluations, essentially in the evaluations of the managers, and the role of self-evaluation in the final and performance evaluations. In order to achieve this objective, the two performance evaluation models practiced at the Calouste Gulbenkian Foundation in the last few years were described. Until 2017, only the competence assessment model was applied. In 2018, the Performance Evaluation Model by objectives was implemented for the first time, associating it with a new Performance Management IT platform - SAP Success Factors. This study, as far as we know, is an unprecedented study and therefore assumed the character of an exploratory one. It was only possible to because we were given full access to the data, this seldom happens because performance appraisal is one of the most sensitive topics in Human Resource Management. The results of the study carried out showed the positive impact that the change in the performance evaluation model had on the employees' final ratings, essentially on those who had already been the target of objectives in previous years, as it allowed to perceive that the introduction of self-evaluation had a positive impact on ratings of the competencies attributed by the evaluators to employees who already had goals in 2017. As far as the new SAP Success Factors IT platform was concern, it was not possible to ascertain whether it came to benefit the system itself, given that workers are divided with regard to the technological component, more assessment cycles are needed to be able to refine this proposition and also expand the number of respondents so that the result is conclusive.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPadrões de desempenhopt_PT
dc.subjectGestão por objectivospt_PT
dc.subjectEmpregados - Avaliaçãopt_PT
dc.subjectAuto-avaliaçãopt_PT
dc.titleDo modelo de avaliação de competências ao modelo de avaliação por objectivos : estudo de caso na Fundação Calouste Gulbenkianpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202668266pt_PT
Appears in Collections:[ULL-FCEE] Dissertações

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