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dc.contributor.advisorGaspar, Tânia, 1977--
dc.contributor.authorCorreia, Marina Raquel Oliveira, 1996--
dc.date.accessioned2021-02-15T11:53:54Z-
dc.date.available2021-02-15T11:53:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5764-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 1 de Fevereiro de 2021pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo visa compreender as necessidades dos pais de filhos com perturbação do espetro do autismo (PEA) e com perturbação da hiperatividade/défice de atenção (PHDA). A amostra compreende 208 participantes (104 pais de crianças com PEA e 104 pais de crianças com PHDA). Aplicou-se o questionário sociodemográfico e de informação, o inventário das necessidades da família e a escala de avaliação da resiliência da família. Como objetivos específicos, pretende-se compreender a necessidade que mais se manifesta em ambas as perturbações, a influência da escolaridade e da situação conjugal dos pais, o efeito da idade das crianças e a preponderância do número de terapias e duração das mesmas. Os resultados salientam a falta de informação e de apoio como as necessidades mais manifestadas pelos participantes das duas perturbações. Observa-se também que os pais de PEA apresentam um valor elevado de necessidades financeiras contrariamente aos de PHDA que demonstram mais necessidades de funcionamento da vida familiar. Constata-se que os pais com menor escolaridade e os pais divorciados apresentam mais necessidades. Quanto à idade, verifica-se um maior número de necessidades para os pais de crianças mais velhas. No que toca ao número de terapias e duração das mesmas, os resultados justificam um maior número de necessidades para os que frequentam apenas uma terapia e no período temporal inferior a um ano. Conclui-se, assim, que a divulgação de informação deve ser promovida bem como os apoios e programas que permitam uma maior satisfação das necessidades destas famílias.pt_PT
dc.description.abstractThe present study aims to understand the need of parents of children with autism spectrum disorders (ASD) and with hyperactivity / attention deficit disorder (ADHD). The sample comprises 208 participants (104 parents of children with ASD and 104 parents of children with ADHD). The sociodemographic and information questionnaire, the family need inventory and the family resilience assessment scale were applied. As specific objectives, if necessary, the need that most manifests itself in both disorders, the influence of schooling and parents' marital status, the effect of the children's age and the preponderance of the number of therapies and duration of comparisons. The results motivated the lack of information and support as a need most expressed by the participants of the two disorders. It is also observed that PEA parents have a high financial need, in contrast to the ADHD, which demonstrates a greater need for family life to function. It appears that parents with less education and divorced parents have more needs. As for the child's age, there is a greater need for parents of older children. With regard to the number of therapies and their duration, the results justify a greater number of needs for those who attend only one therapy and in the period of less than one year. It is concluded, therefore, that the dissemination of information should be promoted as well as the support and programs that are a greater satisfaction of the needs of these families.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPais de crianças autistas - Psicologiapt_PT
dc.subjectCrianças autistas - Relações com a famíliapt_PT
dc.subjectPais de crianças com distúrbio de défice de atenção - Psicologiapt_PT
dc.subjectCrianças com distúrbio de défice de atenção - Relações com a famíliapt_PT
dc.subjectResiliência (Traço da personalidade)pt_PT
dc.titleNecessidades e resiliência das famílias de crianças com perturbações do desenvolvimento : autismo e hiperatividade-défice de atençãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202667812pt_PT
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