Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5723
Título: Musicoterapia em jovens com perturbação emocional e do comportamento em contexto escolar
Autor: Couto, Inês Filipa Vieira, 1994-
Orientador: Gutiérrez Jiménez, Susana Aurora, 1971-
Hardalova, Poliksena Ivanova, 1968-
Palavras-chave: Abandono escolar - Prevenção
Musicoterapia para adolescentes
Musicoterapia - Prática profissional
Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos (Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Data: 2020
Resumo: A musicoterapia assume um papel fundamental na elevação da autoestima, na diminuição de sentimentos derrotistas em jovens adolescentes. Admite-se que o processo musicoterapêutico pode modificar comportamentos, perturbações emocionais, problemas cognitivos, sociais, atuando também com uma forma de tratamento de outro tipo de patologias em jovens (Porter, 2016), (Carr &Wigram, 2009). O presente relatório de estágio relata a intervenção musicoterapêutica realizada na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, estágio este inserido no mestrado em Musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa, com a duração periódica de sete meses. A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos foca o seu trabalho na inclusão e no resgate de jovens em situação de abandono escolar precoce, reorganizando metas e projetos de vida. A amostra da intervenção é constituída por doze jovens inseridos no meio escolar e nas áreas de formação. As sessões realizadas individualmente e em grupo, tinham a duração de 30 a 40 minutos semanais com cada jovem. Utilizou-se a escala de avaliação de afeto positivo e negativo (The Positive and Negative Affect Schedule - PANAS), centrada no registo de emoções e comportamentos, no início, meio e fim do processo. No final do estágio fazemos um levantamento positivo, atingindo com sucesso os objetivos traçados. A musicoterapia trouxe melhorias e mudanças aos jovens intervencionados.
Music therapy plays a pivotal role in raising self-esteem and diminishing self-defeating thoughts in young adolescents. It has been reported that the music therapy process can modify behaviours, emotional disorders and cognitive and social problems, also acting as a form of treatment to other pathologies in young people. (Porter, 2016), (Carr &Wigram, 2009). This internship report describes the music therapy intervention carried out at the Second Opportunity School of Matosinhos, an internship inserted in the Master’s Degree in Music Therapy of the Lusíada University of Lisbon, with a periodic duration of seven months. The Second Opportunity School of Matosinhos focuses its work on the inclusion and rescue of young people in early school leaving situation, reorganizing goals and life projects. The sample consists of twelve youngers, inserted in the school environment and training areas. The sessions were held individually and in groups and lasted thirty to forty minutes per week, with each adolescent. The Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) was used, centered on the recording of emotions and behaviours at the beginning, middle and end of the process. At the end of the internship, there was a positive feedback, successfully achieving the goals that were set. Music therapy brought improvements and changes to the young people involved.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020
Exame público realizado em 11 de Dezembro de 2020
URI: http://hdl.handle.net/11067/5723
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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