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dc.contributor.advisorAmorim, Sérgio Filipe Pinto-
dc.contributor.authorMonteiro, João Pedro da Cunha-
dc.date.accessioned2020-07-08T09:40:48Z-
dc.date.available2020-07-08T09:40:48Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5604-
dc.descriptionExame público realizado em 4 de junho de 2020, às 11h00-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Arquitectura-
dc.description.abstractResumo: O som cria uma espacialidade imersiva ao nosso redor, um campo invisível e vibrante. É uma experiência “táctil” sobre nós, onde a interpretação sonora e a experiência sensível condicionam e influenciam a apropriação e percepção do próprio espaço. É através da consciência na escuta das sonoridades que podemos desenhar estratégias de qualificação do território, valorizadas pela experimentação in situ e pela familiaridade que estabelecemos com o espaço. O desenvolvimento da seguinte dissertação apresenta dois corpos de ação: um que se centra nas dimensões espaciais do lugar – percepção & experiência; um outro nas propriedades físicas e mentais associadas ao sentido auditivo e potencial evocativo e relacional do som. Neste estudo referimo-nos ao som num contexto específico na configuração de espaços e percursos sonoros em lugares selecionados, cujos atributos contribuem para o enriquecimento da nossa percepção do espaço arquitetónico, e sensíveis à escuta e à expressão e criação artística. Desta maneira, são denotados projetos de referência, análises, diagnósticos e estratégias com iguais preocupações, em confinidade com as propostas de projeto, que estabelecem percursos sonoros e levam ao indivíduo diversos estímulos audíveis do território, assim como expõem possibilidades de deslocamento, apropriação e reconhecimento de lugares específicos, por via do som. O presente estudo pretende perceber como o som se articula e qualifica o espaço arquitetónico e ao mesmo tempo, reforçar o sentido de presença do sujeito na arquitetura apreendendo o conceito de lugar através da experiência sensorial.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Sound creates an immersive spatiality around us, an invisible and vibrant field. It is a “tactile” experience about us, where the interpretation of sound and sensitive experiences condition and influence the appropriation and perception of space itself. It is through conscience when listening to sounds that one creates strategies of territorial qualification, that are valued by in situ experimentation and by the familiarity one establishes with space. The present dissertation was written along two major frameworks: one focusing on the spatial dimensions of the place - perception & experience; and another focusing on the physical and mental properties associated with the auditory sense and the evocative and relational potential of sound. In this study, we refer to sound in a specific context of the configuration of spaces and sound pathways in selected places. These attributes are used to enhance our perception of architectural space and are sensitive to listening and to the artistic creation. In this way, we cite seminal projects, analyzes, diagnoses and strategies that share the same concerns and establish the sound pathways that create various territorial audible stimuli, but also expose options for the selection, appropriation and test of places specific, via sound, keeping our work within the limits of the project proposals. This study aims to understand how sound articulates and qualifies the architectural space and – at the same time – aims to reinforce the sense of presence of the subject in architecture, grasping the concept of place through the sensory experience.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectTeoria da arquitecturapt_PT
dc.subjectArquitectura - Sompt_PT
dc.subjectSom - Lugar - Espaçopt_PT
dc.titleA percepção sonora no desenho da forma arquitectónicapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202485927-
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