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dc.contributor.authorGama, Ana-
dc.contributor.authorVale, Carlos-
dc.contributor.authorCarvalho, Marisa-
dc.contributor.authorSilva, Ana Daniela-
dc.date.accessioned2020-06-25T16:53:55Z-
dc.date.available2020-06-25T16:53:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGama, Ana [et al.] (2019) - O desenvolvimento da carreira como facilitador da educação inclusiva. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 10:2 (2019) 381-389.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5573-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/04cd-zz58pt_PT
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 2 (2019).- p. 381-389.pt_PT
dc.description.abstractDurante décadas, os/as alunos/as com necessidades educativas, depararam-se com vários obstáculos que dificultavam a transição da escola para o mercado de trabalho, na construção de um projeto de vida que contribuísse para o seu bem-estar pleno. No entanto, face ao novo Decreto-Lei 54/2018, cabe à comunidade educativa reconhecer a mais-valia da diversidade, encontrando formas de lidar com a diferença, adequando as intervenções às especificidades de cada um, preparando-os adequadamente para o futuro. Esta investigação apresenta uma revisão sistemática da literatura incidente em práticas da carreira na promoção da educação inclusiva. Mediante critérios de elegibilidade enquadrados no propósito desta investigação, reviram-se 30 estudos, nacionais e internacionais, desenvolvidos entre 2010 e 2018. Verificou-se que a maioria recorre a métodos quantitativos de análise de dados. Os estudos revistos apontam para a importância em implementar intervenções da carreira que tenham em consideração as políticas de inclusão e que compreendam as características de todos os alunos, bem como a relevância da preparação pré-profissional/ocupacional. Refletindo sobre os contributos que as intervenções psicológicas de carreira podem oferecer à educação inclusiva, de modo a facilitar a aquisição de aprendizagens e a transição dos/as alunos/as para o mercado de trabalho, através de uma ação colaborativa entre a escola-família-comunidade.pt_PT
dc.description.abstractFor decades, students with educational needs were faced with a number of barriers that hampered the transition from school to the labor market, in building a life project that would contribute to their full well-being. In view of the new Decree-Law 54/2018, it is up to the educational community to recognize the added value of diversity, finding ways to deal with difference, adapting the interventions to each, and preparing them properly for the future. This research presents a systematic review of the literature on career practices in promoting inclusive education. Based on the eligibility criteria set forth in the purpose of this research, 30 national and international studies were developed between 2010 and 2018. It has been found that most use quantitative data analysis methods. The reviewed studies point to the importance of implementing career interventions that take inclusion policies into account and understand the characteristics of all students, as well as the relevance of pre-vocational/ occupational preparation. Reflecting on the contributions that career psychological interventions can offer to inclusive education, in order to facilitate the acquisition of learning and the transition of students to the labor market, through a collaborative action between school-family-community.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleO desenvolvimento da carreira como facilitador da educação inclusivapt_PT
dc.title.alternativeCareer development as a facilitator of inclusive educationpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.identifier.citationtitleO desenvolvimento da carreira como facilitador da educação inclusiva-
dc.identifier.citationauthorGama, Ana-
dc.identifier.citationauthorVale, Carlos-
dc.identifier.citationauthorCarvalho, Marisa-
dc.identifier.citationauthorSilva, Ana Daniela-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 10, n. 2 (2019)

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