Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5565
Título: Famílias numerosas e não numerosas : estilos parentais e suporte social
Outros títulos: Large and small families : parenting styles and social support
Autor: Moura, Andreia Alexandra Antunes de, 1990-
Gaspar, Tânia, 1977-
Palavras-chave: Famílias
Dimensão da família
Parentalidade
Data: 2019
Citação: Moura, Andreia Alexandra Antunes de ; Gaspar, Tânia (2019) - Famílias numerosas e não numerosas : estilos parentais e suporte social. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. 10:2 (2019) 281-298.
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender e caracterizar as famílias numerosas e não numerosas e aprofundar o estudo dos estilos parentais e do suporte social em ambos tipos de famílias. Neste sentido, a presente investigação tem como finalidade analisar a relação dos estilos parentais e do tipo de famílias, numerosa e não numerosa e ainda, a relação do suporte social, estilos parentais e o tipo de família. Para a realização desta investigação e recolha de dados, foi considerada uma amostra por conveniência, que incluiu 1758 pais, com filhos com idades entre os 6 e os 16 anos. Dos inquiridos 77,3% eram do género feminino (n=1359), 22,7% do género masculino (n=398), com idades entre os 20 e os 80 anos (M=41,61) (DP=5,71), 13,5% de famílias numerosas (n=189) e 86,5% de famílias não numerosas (n=1215). Foi utilizado um questionário sociodemográfico, para avaliar os estilos parentais foi utilizada a escala EMBU-P (Castro, Pablo, Gómez, Arrindell, & Toro, 1997; adaptada por Canavarro & Pereira, 2007) e para medir o suporte social foi utilizada a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) (Ribeiro, 1999). Os resultados demonstraram que não existem diferenças significativas relativamente aos estilos parentais, quer em famílias numerosas quer em famílias não numerosas. Verificando-se uma tendência para a média em ambos os tipos de famílias. Contudo, foi possível verificar que existe uma tendência para as famílias numerosas terem um maior suporte social. Com este projeto de investigação, prendeu-se contribuir para o desenvolvimento científico e colaborar para futuras investigações que possam ser aplicadas na prática clínica. De forma a explorar e a compreender os padrões de funcionamento familiar.
This study aims to understand and characterize numerous and non-numerous families and to deepen the study of parenting styles and social support in both types of families. In this sense, this research aims to analyze the relationship of parenting styles and family type, numerous and non-numerous and also the relationship of social support, parenting styles and family type. For this research and data collection, a convenience sample was considered, which included 1758 parents, with children aged between 6 and 16 years. Of the respondents 77.3% were female (n =1359), 22.7% male (n = 398), aged between 20 and 80 years (M = 41.61) (SD = 5.71), 13.5% of large families (n = 189) and 86.5% of non-large families (n = 1215). A sociodemographic questionnaire was used to assess parenting styles using the EMBU-P scale (Castro, Pablo, Gómez, Arrindell, & Toro, 1997; adapted by Canavarro & Pereira, 2007) and to measure social support was used the Satisfaction Scale with the Social Support (SSSS) (Ribeiro, 1999). The results demonstrated that there are no significant differences in parenting styles in either numerous or non-numerous families. There is a tendency towards the average in both types of families. However, it was found that there is a pattern for numerous families to have greater social support. This research project is intended to contribute to scientific development and collaborate for future investigations that may be applied in clinical practice. In order to explore and understand family functioning patterns.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 2 (2019).- p. 281-298.
URI: http://hdl.handle.net/11067/5565
https://doi.org/10.34628/q31h-sy36
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 10, n. 2 (2019)

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